Nescau, Toddy e Ovomaltine são açúcar (e não chocolate!)

Você já se perguntou como algo tão gostoso como os achocolatados podem ficar dentro de uma lata ou caixinha por tanto tempo e ainda serem “nutritivos”? Hoje vamos compartilhar algumas informações importantes sobre Nescau, Toddy e Ovomaltine. É, eu sei que eles nunca mais vão anunciar aqui depois dessa.

Veja também: A biga dos brigadeiros e outros quadrinhos doces.

A maioria dos achocolatados não é nutritiva, pois além do alto índice de sódio, contêm uma grande quantidade de açúcar.

Poxa, Toddynho!

Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que sejam consumidos até 25 gramas de açúcar por dia. De acordo com as informações nutricionais contidas na embalagem do Toddynho, cada deliciosa caixinha contém 29 gramas de açúcar, o de garrafinha chega a ter 36 gramas.

toddynho
Repare que no lado direito tem **, ou seja, valores diários não estabelecidos. Acontece que a OMS já estabeleceu e é menor do que a quantidade presente no produto.

A nutricionista infantil Bruna Grimm alerta também para a presença de gordura hidrogenada nas bebidas:

“nos ingredientes encontramos gordura vegetal hidrogenada. Uma combinação de açúcar e gordura vegetal hidrogenada é extremamente prejudicial para todas as pessoas. Especialmente para crianças que estão em desenvolvimento e podem se tornar adultos obesos, diabéticos, com dislipidemias e com câncer ao consumirem excesso destes ingredientes.”

Mais açúcar do que chocolate

Antes de tudo, uma informação importante:

Na lista de ingredientes, o consumidor descobre a ordem, de forma decrescente, dos componentes do alimento. Os ingredientes que aparecem em primeiro nessa lista, estão presentes em maior quantidade no produto. “Ao olhar essa lista, o consumidor consegue ter uma boa ideia se o produto tem muito açúcar ou algum outro constituinte que ele não queira consumir em excesso. A tabela nutricional e a lista de ingredientes são as duas informações mais importantes do rótulo, portanto, fique atento na leitura de ambas.

Ao analisar a lista dos ingredientes, percebemos sem muita dificuldade o que existe em mais quantidade nos achocolatados. Você achava que era chocolate ou cacau? Veja:

mais açúcar do que chocolate
Maltodextrina é um tipo de açúcar com alto índice glicêmico (comum em achocolatados lights)

Ou seja, os achocolatados nada mais são do que açúcar com gosto de chocolate. Daí o termo: açúcar achocolatado. E tem gente que ainda coloca mais açúcar no copo junto do achocolatado, né?

Participe do nosso clube de leitores e envie seu conteúdo para aparecer aqui:

[mc4wp_form id=”13376″]

Veja também:

[supsystic-gallery id=’569′]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima