Cricketing: O hábito irritante que pode estragar relacionamentos

Cricketing: O hábito irritante que pode estragar relacionamentos

Você já deve ter tentado falar com alguém que demorou horas ou até dias para responder uma mensagem. Ou pior, visualizou e não respondeu, num claro sinal de indiferença. Existe um nome para isso: “cricketing”. É o que você faz quando lê uma mensagem no WhatsApp ou outro aplicativo mas demora demais a responder, ou então nem sequer responde. Em lugar de receber uma resposta, a pessoa com quem você está se comunicando fica esperando em vão para ter a sua reação.

Veja também: Imagens divertidas do Whatsapp.

Vamos saber mais sobre o Cricketing e seus efeitos

Kurt Smith é um terapeuta especializado em atender homens e diz que é especialmente desagradável se apaixonar por alguém que não se importa e o ignora. “Toda semana ouço pacientes se queixarem de problemas de comunicação com seus parceiros, problemas ligados a mensagens de texto. Ou é ‘meu parceiro não sai do telefone” ou ‘ele ou ela nunca responde minhas mensagens'”, disse o terapeuta. “Vejo homens e mulheres sendo igualmente culpados de fazer esse mau uso das mensagens de texto e apresentando comportamentos passivos-agressivos como o cricketing”.

cricketing

Segundo a  especialista em etiqueta Diane Gottsman, autora de “Modern Etiquette for a Better Life: Master All Social and Business Exchanges”, pais e pessoas mais velhas tendem a ter esse comportamento com mais frequência.

“Tive uma cliente recentemente que me falou que seus pais são ‘cricketers’ totais”, Gottsman revelou ao HuffPost. “Ela disse que podia estar se comunicando com eles sem problemas, mas assim que perguntava se eles topariam cuidar das crianças no fim de semana ou lhe dar uma carona para ela buscar o carro no mecânico, eles demoravam horas ou dias para responder.”

Os pais disseram à cliente que o silêncio não era intencional, mas o mal já tinha sido feito.

“Ela interpretou imediatamente como sendo má-vontade deles, que eles não queriam ajudá-la”, explicou Gottsman. “Essa reação já deixa a pessoa magoada.”

O “cricketing” é ainda mais irritante se você está trocando mensagens com pessoas que deixam ligados os alertas de “lido”. A mensagem que fica implícita: “Sim, já li sua mensagem e você está sendo ignorado.”

ignorado com sucesso

Mesmo parecendo exagero irritar-se apenas com uma mensagem de texto (ou a falta dela), quando a prática acontece com muita frequência, é difícil esquecer a indiferença e a rejeição. Para Smith, o que ofende mais é o desrespeito implícito com seu tempo.

“Ser ignorado pela outra pessoa é uma falta de respeito e também de afeto”, disse o terapeuta. “Não esperamos ser tratados desse modo pelas pessoas que amamos, e isso torna a atitude ainda mais irritante.”

ignorado

A terapeuta de casais Carin Goldstein,em Sherman Oaks, Califórnia, diz que “O segredo é dizer alguma coisa que mostre que a outra pessoa merece ser reconhecida tanto quanto você”.

Então, se você é alguém que comete “cricketing” o tempo todo, como pode modificar esse mau hábito? Para Carin, se você não tiver tempo de dar uma resposta completa, pelo menos informe seu interlocutor que você pretende fazer isso assim que tiver uma horinha disponível.

“Tire dez segundos e escreva à outra pessoa algo tipo ‘respondo mais tarde ou amanhã – hoje está um dia muito cheio'”, ela recomendou.

Vácuo

Kurt Smith acha que devemos criar o hábito de responder a todas as mensagens no mesmo dia, ou mesmo em questão de horas.

Se isso for pedir muito, diga a seus amigos e familiares que você se comunica à moda antiga e prefere conversar verbalmente sobre assuntos mais importantes.

“Se o assunto for algo que você não queira tratar detalhadamente numa mensagem de texto, avise que recebeu a mensagem e que precisa de tempo para pensar sobre como responder”, ele disse. “É simples assim.”

Com informações de Huffpost Brasil.

[mc4wp_form id=”13376″]

Olha só isso:

[supsystic-gallery id=476 position=center]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima