A linha tênue entre oportunidade e obstáculos

A linha tênue entre oportunidade e obstáculos

Gostamos de imaginar que, ao nosso redor, o mundo é mais feito de oportunidades do que de desafios e, em parte, talvez isso seja a realidade. 
Ainda assim, no nosso caminho, não deixamos de encontrar algumas barreiras que oferecem desafios nem sempre simples de superar. 
Por mais empreendedores que sejamos e independentemente da boa vontade que nos move, existe, nos dias de hoje, uma dificuldade real no estabelecimento de uma motivação duradoura, que nos acompanhe ao longo do caminho pessoal e profissional. 
A debilidade dos relacionamentos e as lógicas de mercado, cada vez mais competitivas, lançam-nos, muitas vezes, para um local onde as dúvidas nascem e persistem, repetindo, de alguma forma, que não é possível concretizar os nossos sonhos. 
Um exemplo muito claro desta realidade é a criação de uma loja online. O e-commerce nunca esteve tão presente nas nossas vidas e as pessoas nunca estiveram mais propensas a fazer as suas compras através da Internet. Esta realidade, a par com a facilidade de criação deste tipo de negócio, foi responsável pelo crescimento intensivo do setor e, hoje, proliferam diversas marcas digitais. A oportunidade de negócio é inegável mas, de alguma forma, os desafios apresentados, nomeadamente no que diz respeito ao estabelecimento das empresas e à criação de um leque de clientes, são fortemente minados pelas lógicas da concorrência e também pelos algoritmos que tendem a privilegiar as empresas mais antigas face às mais recentes. 

Dar o pontapé inicial para o sucesso é algo difícil e a motivação muitas vezes falha. Esta realidade é visível, por exemplo, através do número de marcas que, em menos de 18 meses decide fechar a sua atividade. 
Então, é importante que se continue a procurar acreditar que as oportunidades são mais e maiores do que os desafios no caminho, continuando a lutar para cumprir os objetivos. Muitas vezes, as melhores formas de se manter motivado são inesperadas. 

oportunidades

Encontrar motivação em locais inesperados


No começo de qualquer projeto, o entusiasmo costuma ser o que mais rege todo o processo. Com objetivos claros e definidos; visando a implementação de ideias, valores e quadros concretos, os empreendedores iniciam a jornada acreditando no sucesso. Quando esse sucesso demora, no entanto, este entusiasmo pode dar lugar a outros estados de espírito, menos positivos, como o desânimo e a desistência 
A falta de motivação será, provavelmente, uma das principais razões para que um determinado negócio não tenha sucesso. O desânimo gerado por esta permitirá que as dificuldades se prolonguem ou mesmo que estas suplantem os objetivos, tornando impossível a gestão emocional e levando à desistência. 

Acreditar no projeto que iniciou é fundamental e, para tal, devem ser procuradas todas as formas possíveis para manter a motivação. Neste processo, confiar nas palavras de amigos ou familiares; ouvir histórias de sucesso de outros jovens empreendedores e compreender a sua luta; ver filmes e séries que apresentem histórias de conquistas árduas ou mesmo ler as melhores frases inspiradoras para empreendedores poderá fazer toda a diferença na sua postura face aos desafios. 

Motivação: dicas práticas

Comece pelo que mencionamos: leia frases inspiradoras, veja filmes sobre a temática, leia livros de empreendedorismo ou aceite os elogios e críticas dos seus amigos. Qualquer forma de manter a moral em alta, num negócio, deve ser aproveitada e explorada para a conquista do sucesso.
Além disto, claro, pode seguir algumas dicas mais práticas.

Para começar, ao iniciar uma jornada, deve estipular claramente os seus objetivos. Escreva-os, se for preciso, para que tenha um lembrete constante dos desejos e sonhos que o levaram a começar aquela aventura. Este objetivo deve ser parcelado, considerando os vários (e muitas vezes pequenos) passos que se dão no caminho para o sucesso. 

Todos os passos da construção de uma empresa, por exemplo, constituem pequenas vitórias: a escolha do nome, do design digital, do slogan; as primeiras vendas; os primeiros contatos com os clientes; o primeiro lucro. Estas pequenas vitórias podem constar, já, na sua lista de objetivos e, se os escreveu, poderá ser bom para a sua motivação ir anotando, também, a forma como eles vão se realizando. Isto ajudará você a ter noção de que está no bom caminho para a conquista dos seus objetivos. 

Se for necessário, delegue as questões de gestão logística, escolhendo parceiros que possam ajudá-lo com esta tarefa. Isto permitirá que tenha mais tempo para se dedicar às questões relacionadas com o marketing e a edificação da marca e também para que adote uma postura mais empreendedora e inovadora, criando novas estratégias para a promoção do seu trabalho. 

Com uma maior fluidez, é natural que o crescimento do seu projeto comece a torna-se visível. E, acredite, o principal aspeto a trabalhar para ver isto acontecer é mesmo a sua postura face ao negócio. Mantenha-se motivado e verá que, daqui a pouco, cumprirá todos os seus objetivos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima