É seguro jogar videogame online?

É seguro jogar videogame online?

Jogar multiplayer tem muitas vantagens e é uma ótima maneira de passar o tempo. A maioria dos jogos atuais requer acesso à internet, seja para jogar ou para poder baixar as atualizações. Alguns, inclusive, só são jogáveis se o utilizador estiver conectado.

Você sabe os perigos que estão escondidos por detrás de uma partida multiplayer? Vamos explicar resumidamente o que pode acontecer e como se prevenir.

Roubo de informações

Uma forma que os hackers utilizam para roubar informações pessoais é através dos servidores de consoles como Playstation Network e Xbox Live. Ou roubam os dados dos usuários desprotegidos, ou derrubam o servidor inteiro, como aconteceu no Natal de 2014.

jogando online

Quando for jogar qualquer jogo online, principalmente se estiver utilizando uma wi-fi pública, ative uma boa VPN para jogos. A VPN ou Rede Privada Virtual é como um túnel de proteção que esconde as informações fornecidas pelo utilizador. Atenção que nem todas as VPNs são próprias para jogos, e as gratuitas não são seguras. Recomendamos utilizar ExpressVPN para uma experiência rápida e sem interrupções.

Jogadores desconhecidos

A interação com jogadores anônimos pode ser perigosa; muitos podem ser mal-intencionados e induzir as pessoas a fazer coisas que não queiram, como foi o caso recente da Baleia Azul. As crianças estão mais vulneráveis aos bullies de comunidades online do que os adultos. Os pais devem limitar o acesso dos filhos a jogos para maiores de 18 anos, como é o caso do GTA Online que tem uma das comunidades mais tóxicas de todos os jogos.

GTA Online é um dos jogos mais atacados por hackers de todos os tempos e muita gente entra para jogar e atacar outros jogadores ao invés de fazer missões.

Medidas que vão ajudar a proteger a sua diversão

jogos online
  1. Mude de senha constantemente para garantir proteção extra dos seus dados, incluindo dados do cartão de crédito.
  2. Como já foi abordado anteriormente, uma VPN vai garantir um tipo de proteção que nenhum antivírus fornece.
  3. Nunca forneça qualquer dado pessoal seu, nem sequer no nome de usuário. Também, quando estiver conversando com algum outro jogador enquanto online, não se esqueça que você não sabe realmente quem está por trás do personagem.
  4. Se perceber que o jogo começa a travar, desconecte e volte a conectar. Isto pode ser um sinal de que o servidor está sendo atacado.

Se você tomar essas precauções antes de começar a se aventurar pelo mundo multiplayer, terá uma partida segura e divertida.

Empresas de jogos, como a Rockstar que criou o jogo Red Dead Redemption, já estão criando novas formas de proteger o usuário, como a dupla verificação da conta. Mas, enquanto não for criada uma forma totalmente segura de jogar online e a lei brasileira de proteção de dados estiver ativa, qualquer cuidado é essencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima