4 coisas essenciais para garantir a saúde sempre em dia

4 coisas essenciais para garantir a saúde sempre em dia

Além da alimentação saudável e outros bons hábitos mais comuns, veja como garantir a saúde sempre em dia!
Existem formas de alcançar uma vida mais saudável que já estamos cansados de ouvir: se alimentar bem, fazer exercícios, se hidratar, ter uma boa qualidade de sono. Não é à toa que são as mais conhecidas, afinal são muito eficazes.
Mas existem outras formas de buscar uma vida saudável, somadas às que já conhecemos. São hábitos que devemos trazer para o nosso dia-a-dia, para nos ajudar na busca de uma vida mais plena e um corpo saudável.
Ter uma vida mais saudável muitas vezes parece impossível, ou que envolve muitos sacrifícios. Mas é mais fácil do que imaginamos. Confira o que você pode fazer no seu cotidiano que contribui para uma vida mais plena e saudável.

Hábitos essenciais para ajudar na busca por uma vida mais saudável

Ter uma rotina é importante, mas não se deve deixar de lado algumas práticas essenciais para contribuir com a saúde do seu corpo e mente. Trabalhar exageradamente acaba resultando em um nível elevado de estresse e o desgaste mental é certo.

momentos de descanso
Momentos de descanso são fundamentais. Fonte: Pixabay.

Sem contar que esse ritmo se torna em um ciclo viciante, o que contribui com o baixo rendimento. Além disso, uma rotina estressante contribui para que muitas doenças emocionais surjam. Entre elas, ansiedade e depressão.
Outras doenças acabam afetando o corpo, como pressão alta, dores musculares, entre outras. Porém, ao adotar hábitos saudáveis, é possível ter um dia a dia mais proveitoso e feliz. Veja algumas dicas!

1 – Controle o estresse

Controle o estresse.
Controle o estresse. Fonte: Pixabay.

O estresse não é uma doença, mas pode trazer problemas de saúde, tanto física como mental. É comprovado que o estresse pode trazer uma deterioração mental e física nas pessoas.
Um estudo realizado nas cidades de São Paulo e Campinas pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo mostrou que quase metade dos habitantes sofre de estresse, o que foi relacionado com problemas cardiovasculares. Então, procure incluir hábitos saudáveis em sua rotina, para espairecer e diminuir os níveis de estresse.
Procure atividades relaxantes como meditação, leituras, passeios ou outras atividades físicas para liberar endorfina e serotonina. Estes hormônios são essenciais para uma vida melhor, pois melhoram o sono, evitam dores e reduzem o estresse.

2 – Previna-se

Cuidado, proteção, prevenção.
Cuidado, proteção e prevenção. Fonte: Pixabay.

Pode parecer contraditório, mas as pessoas que possuem um plano de saúde acabam tendo uma vida mais saudável. Isso se dá porque, as que contratam um plano de saúde têm acesso mais fácil a consultas preventivas, tendo maiores chances de prevenir ou detectar problemas de saúde em estágios iniciais, facilitando seu tratamento.
Então, por mais que não pareça, contratar um plano de saúde é uma forma de se manter saudável, pois você terá acesso facilitado a médicos de diversas especialidades, fazendo o cuidado preventivo de sua saúde. Além disso, o investimento em um seguro saúde pode reduzir os gastos causados por tratamentos de doenças e outros problemas.
Existem planos que incluem outros profissionais que podem ajudar na busca por uma vida mais saudável, como nutricionista, psicólogo e outras especialidades.

3 – Diga não aos vícios

Diga não aos vícios.
Diga não aos vícios. Fonte: Pixabay.

Principalmente o vício em cigarros, pois além de prejudicar a sua respiração, pode prejudicar as pessoas ao seu redor. Um estudo realizado em Londres, pela University College, mostrou que 50% dos fumantes passivos, ou seja, aqueles que são expostos à fumaça causada pelo cigarro, apresentaram mais chance de sofrimento psicológico.
Já para os fumantes, o cigarro é o culpado de trazer maior chance de câncer de boca, pulmão, esôfago, além de doenças cardiovasculares. No Brasil, anualmente são 200 mil pessoas que perdem a vida decorrente do vício no cigarro.
O motivo é simples de entender: em um único cigarro contém quase 5 mil substâncias químicas tóxicas que podem ser nocivas à saúde. Já o consumo excessivo do álcool, pode trazer danos ao fígado ao longo do tempo, além de comprometer a concentração.
O vício, seja de qualquer substância, pode trazer dependência química, elevando ainda mais os perigos do consumo em excesso.

4 – Autoconhecimento

Autoconhecimento
Autoconhecimento. Fonte: Pixabay.

Parece mentira, mas não é. Uma pessoa que se conhece, sabe seus valores, objetivos, reconhece suas qualidades e defeitos tende a focar menos em dificuldades e limitações. A baixa autoestima, por exemplo, pode ser gatilho de vários outros hábitos ruins para a saúde: vícios, alimentação desregulada, falta de exercícios.
Trabalhar no autoconhecimento faz elevar a autoestima, além de dar a força de vontade para viver uma vida mais saudável e feliz.

Então, preparado para cuidar mais de você, investindo em hábitos saudáveis? Não se esqueça que é essencial cuidar da alimentação e praticar alguma atividade física, mesmo que seja uma caminhada.
Por: Andreia Silveira, editora no site Smartia.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima