7 Gestos que podem causar problemas no exterior
Curiosidades

7 Gestos que podem causar problemas no exterior

Planejando uma viagem ao exterior, mas não quer correr riscos de ser mal interpretado? Então acompanhe este artigo e conheça 7 gestos que podem causar problemas no exterior e evite constrangimentos.

Os brasileiros possuem o hábito de se comunicar não apenas com palavras, mas também através de gesto. No entanto, assim como, por aqui mesmo, algumas palavras possuem significados distintos em estados diferentes, alguns gestos comuns por aqui, possuem significados diferentes em outros países.

A ansiedade da pandemia fez com a muitas pessoas já começassem a remarcar as viagens para poder sair de casa, ver gente e conhecer outros lugares depois de tanto tempo isolado.

Se você está pensando em viajar ao exterior, seja agora ou ano que vem ainda, acompanhe este artigo e conheça os 7 gestos que podem causar problemas no exterior e, evite constrangimentos maiores futuramente.

Conheça 7 gestos que podem causar problemas no exterior

Dedos em “V” – paz e amor

Se você costuma fazer um sinal de ‘V’, usando dois dedos, para expressar que está tudo bem, ou desejar paz e amor para as pessoas, é bom ficar atento.

Na Austrália e no Reino Unido, esse gesto tem o mesmo significado que mostrar o dedo do meio por aqui. Ou seja, é extremamente ofensivo, então cuidado.

Gesto de “OK

Outro gesto muito comum aqui no Brasil é o de ‘OK’, feito com a junção dos dedos polegar e indicador em formato de círculo, e os demais dedos esticados. Por aqui, esse gesto simples significa que está tudo bem.


No entanto, em lugares como a Turquia e Grécia, fazer esse gesto para alguém significa que você está chamando essa pessoa de homossexual, de uma maneira extremamente ofensiva e homofóbica.

Polegar para cima

Se você, assim como a maioria das pessoas, tem o hábito de fazer o gesto de positivo, com o polegar para cima e os demais dedos fechados na mão, para demonstrar que está tudo bem, ou até mesmo agradecer uma gentileza, saiba que esse gesto pode ser extremamente ofensivo em alguns lugares.


Países de origem árabe consideram esse gesto que, por aqui tão inocente, como algo extremamente ofensivo. Fazer o gesto de positivo em lugares que respeitam a cultura muçulmana tem o mesmo impacto que proferir palavras muito obscenas, então tenha cuidado.


Já em outros países como a Tailândia, por exemplo, esse gesto apesar de também ser ofensivo, possui uma leitura um pouco mais amena, com um tom mais infantil. Seria equivalente a uma criança mostrando a língua, mas de qualquer maneira, vale a pena ser evitado.

Sinal de figa

No Brasil é extremamente comum fazer um sinal de figa, cruzando os dedos, indicador e do meio, como sinal de boa sorte. Mas fique ligado, em alguns países, como o Vietnã, por exemplo, esse não é um sinal bem-vindo.


No Vietnã, esse símbolo tão inofensivo por aqui, significa as genitálias femininas, ou seja, se for feito para uma mulher, ou perto de uma, pode passar a mensagem de intenções erradas, por isso, tenha cuidado.

Sinal de pare

Por aqui, é comum fazermos o sinal de pare com a mão aberta e os dedos esticados, esse gesto apesar de mostrar uma imposição de limites, raramente é considerado ofensivo no Brasil.


No entanto, em lugares como a Grécia a história é bem diferente. Fazer esse sinal por lá tem o mesmo significado que passar excrementos na cara de alguém.


Não, você não leu errado, fazer esse sinal para alguém na Grécia, significa que você quer esfregar fezes na cara dessa pessoa.

Chamar alguém com as mãos

É muito comum usar o gesto de balançar a mão no ar para chamar alguém por aqui, no entanto, fazer isso em Singapura não é recomendado. Apesar de ter o mesmo significado por lá, esse é um gesto usado apenas para chamar cães no país.


Por isso, se você visitar Singapura, nunca chame uma pessoa com esse gesto, você poderá ofendê-la profundamente.

Sorrisos

O povo brasileiro é muito conhecido por sua alegria, e um dos motivos são os sorrisos, até mesmo para estranhos na rua, por motivos simples. No entanto, se você for conhecer a Rússia, saiba que por lá um sorriso não é bem-visto, especialmente se ele tiver dentes aparentes.


Além de ser considerado vulgar e muito desagradável, o sorriso na Rússia é extremamente ofensivo, especialmente durante a execução de uma tarefa séria ou que exija responsabilidade.


Esses são apenas alguns dos gestos que podem causar problemas no exterior e se você está se programando para conhecer um país específico, vale a pena conhecer todos os costumes locais, não apenas relacionados a gestos, como a vestimenta e hábitos.


Por Jeniffer Elaina, do PlanodeSaude.net

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *