Site acessível
Tecnologia e novidades

A importância da experiência do usuário para o seu site

A experiência do usuário envolve uma série de contribuições e atributos determinantes para a satisfação do público, principalmente no ambiente digital, como a navegabilidade do site, design das páginas e a organização estrutural do layout.

Hoje em dia, essa experiência é fundamental para o sucesso das campanhas de marketing digital, bem como para o reconhecimento da empresa, já que os usuários buscam por uma boa vivência na internet.

É claro que a experiência do usuário não está restrita ao mundo virtual. 

Por exemplo, os estabelecimentos físicos que colocam uma placa informativa para banheiro, seguindo uma determinada identidade e facilitando o reconhecimento pelo público, para que tenha uma boa percepção do local.

No artigo de hoje, conheça mais sobre a importância da experiência do usuário para o seu site e como aplicá-la de maneira efetiva na sua página web. Acompanhe a leitura!

Mas, afinal, o que é a experiência do usuário?

A experiência do usuário envolve as interações de uma pessoa com a marca. Por conta disso, ela não é exclusiva do meio digital, mas após o advento da internet, esse fator teve um especial destaque para a navegação em sites, aplicativos, ferramentas, entre outros.

Inclusive, os níveis de satisfação dos clientes não dependem somente da qualidade dos produtos e serviços, mas sim, da experiência que a audiência teve durante a jornada de compra e os processos de tomada de decisão.

Para termos uma ideia, um levantamento da KissMetrics mostrou que a cada segundo de delay no carregamento de uma página, a conversão diminui 7%.

Ora, se formos comparar com uma loja física, a experiência envolve toda a ação de atendimento, exibição de preços em um display de papelão para balcão, limpeza do estabelecimento, etc.

Na internet, verificamos um esforço maior para o desenvolvimento de uma presença digital atraente e coerente, com capacidade de adaptar os fluxos de interação, respeitar os desejos do consumidor e oferecer um ótima vivência nos sites.

Entre os principais aspectos que envolvem uma boa experiência do usuário, destacam-se:

  • Atrativo visual;
  • Utilidade;
  • Acessibilidade;
  • Credibilidade;
  • Intuitividade;
  • Velocidade de carregamento.

A seguir, confira cada uma dessas características, de modo que você possa entender cada uma delas.

1 – Atrativo visual

Conhece o ditado “a primeira impressão é a que fica”? Isso vale muito quando estamos tratando da experiência do usuário na internet.

Afinal de contas, é preciso causar um impacto positivo no público e cativá-lo com uma excelente apresentação visual do seu site.

Isso vale para todas as ferramentas digitais: seja um e-commerce ou um aplicativo de entrega de remédio

Por esse motivo, é fundamental escolher as cores certas, respeitando a identidade visual da marca e o padrão de tonalidades, além de construir um site com design atrativo.

2 – Utilidade

Mais do que o visual diferenciado, a experiência do usuário também envolve os aspectos funcionais de um site. Nesse sentido, as plataformas e aplicativos devem oferecer um ambiente intuitivo e satisfazer as necessidades do internauta.

Se formos comparar com o estabelecimento físico, um restaurante, por exemplo, deve contar com um garçom de buffet para atender os desejos dos clientes. 

Nos sites, é preciso disponibilizar recursos como chats, informações institucionais, explicação dos produtos e serviços, entre outros.

3 – Acessibilidade

A acessibilidade diz respeito à possibilidade de acessar o site em diferentes dispositivos, indo além de um computador tradicional. Ou seja, engloba as páginas web responsivas, com capacidade para navegar em celulares, tablets e smartphones.

Para isso, o design deve se ajustar e otimizar a navegação, de acordo com as características de cada dispositivo, levando em conta os aspectos de mobile friendly e de responsividade.

Além do mais, a acessibilidade também está relacionada à inclusão de pessoas com deficiência na internet. Por isso, muitas páginas já contam com recursos para leitura da tela, especialmente para deficientes visuais, entre outros elementos.

4 – Credibilidade

A credibilidade refere-se à qualidade da sua página web, ou seja, as funções do site, o mínimo de erros, a segurança da criptografia e a apresentação de um site profissional.

Imagine, por exemplo, que ao procurar um berçário para bebê, você encontrou um local totalmente adaptado para as crianças, oferecendo proteção e colaboradores treinados para lidar com os pequenos. Isso transparece credibilidade – e o mesmo vale para os sites.

5 – Intuitividade

A intuitividade é a capacidade de uso de um site, isto é, o quanto o usuário pode aprender a navegar na página, sem a necessidade de tutoriais.

Afinal, não adianta nada ter um ótimo site, com design atrativo e recursos de acessibilidade, mas o usuário não saber como usá-lo.

6 – Velocidade de carregamento

A velocidade de carregamento é um dos fatores que mais influencia na taxa de conversão. 

Cerca de 47% dos usuários abandona uma página, se ela demorar mais de 2 segundos para carregar. Por isso, é fundamental investir em um bom desempenho técnico.

Tanto que a velocidade de carregamento conta como um dos pré-requisitos para melhorar o SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca, uma estratégia que contribui com a classificação dos sites no Google.

Como aplicar a experiência do usuário no seu site?

A experiência do usuário é construída aos poucos e deve acompanhar as tendências do mercado. Até porque a internet é muito dinâmica e sofre alterações constantes, diante da mudança do comportamento dos usuários.

Aliás, isso também reflete nos estabelecimentos físicos. Hoje em dia, nas aulas particulares de direção para habilitados, os simuladores foram inclusos, justamente para acompanhar esse aspecto mais “virtual” dos jovens.

O mais importante é seguir os pilares da experiência do usuário mostrados acima, mas há algumas dicas que podem ajudar a melhorar a percepção do público. Veja abaixo:

1 – Incorpore recursos de interatividade

Para garantir uma boa experiência do usuário, é fundamental investir em aspectos de interatividade, com o intuito de proporcionar o melhor engajamento da audiência.

Há algumas soluções em marketing digital, como a inclusão de recursos animados e materiais interativos, incluindo vídeos, jogos, calculadoras automáticas, gifs, entre outros.

2 – Use as palavras certas

A experiência do usuário também envolve o uso de palavras e mensagens para atrair visitantes. Isso ajuda a humanizar a percepção do público a respeito do seu site, além de ativar alguns gatilhos mentais, importantes para o despertar de sentimentos.

Por exemplo, a sua página pode usar palavras para descrever um petit four de goiabada, mas em conjunto, usar depoimentos de clientes satisfeitos.

Assim, é possível despertar o interesse da audiência e, ao mesmo tempo, aumentar a credibilidade da empresa.

3 – Conheça os seus clientes

É importante que a experiência do usuário seja personalizada, conforme os interesses do público e as necessidades do cliente. Para isso, vale a pena investir em uma pesquisa de mercado, para coletar dados a respeito da audiência.

Desse modo, é possível direcionar melhor as estratégias, bem como o design do site, e aumentar as taxas de conversão.

4 – Compartilhe conteúdo relevante

Na internet, o usuário que busca por aluguel de impressora laser colorida não está somente interessado em uma propaganda invasiva e sensacionalista, como ocorre nas mídias tradicionais, mas sim, em informação de qualidade.

Por esse motivo, é importante fornecer conteúdo relevante e valioso para o público, com o intuito de informá-los a respeito do seu produto, serviço ou nicho de atuação.

O marketing de conteúdo é um dos grandes aliados da experiência do usuário, já que além de compartilhar materiais valiosos, também é uma maneira de transparecer o profissionalismo e a credibilidade do seu negócio.

Com essa estratégia, a sua empresa coloca-se como especialista no assunto e, assim, há um significativo aumento de visitantes e potenciais clientes.

5 – Estude os padrões de design

Estudar os padrões atuais de design é algo muito útil para construir um site com boa experiência para o usuário. Desse modo, é possível identificar os elementos que chamam a atenção do público, tornando a interatividade mais simples e prática.

Contudo, isso não deve ser uma regra, já que os usuários também percebem quando não há nenhuma inovação no site.

Sendo assim, não esqueça de personalizar o layout e o seu conteúdo com padrões específicos da marca, gerando uma melhor identificação visual.

Conclusão

Não é de hoje que a experiência do usuário é fundamental para o processo de decisão de compra.

Ainda nos estabelecimentos físicos, o bom atendimento, a organização da loja e a disposição dos produtos são fatores que influenciam diretamente na vivência dos clientes.

Com o advento da internet, essa experiência se deslocou para os sites. Por esse motivo, proporcionar uma boa percepção das páginas é imprescindível para aumentar as taxas de conversão e alcançar o sucesso da marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *