benefícios da leitura
Curiosidades / Utilidades

12 benefícios da leitura em nossas vidas

Quando pensamos nos benefícios da leitura para nossas vidas, vemos que eles vão muito além da informação e do aprendizado.

Em países mais desenvolvidos, a leitura é influenciada desde a primeira infância, e acompanha as pessoas durante toda a sua vida.

É dessa forma que os cidadãos desenvolvem sua capacidade de raciocínio, interagem melhor com as pessoas, desenvolvem senso crítico e são capazes de mudar a sua realidade.

Também é por meio da leitura que conhecemos histórias, culturas, realidades e mundos completamente diferentes daquilo que vivemos e conhecemos.

Inclusive, ler não se restringe apenas aos livros. Com o advento da internet, o ser humano passou a ter acesso a uma infinidade de títulos, sites, notícias e outros estilos de leitura na palma da mão.

Dessa forma, estamos caminhando rumo a uma significativa melhora cognitiva e de outras habilidades, o que vai ter grandes reflexos no futuro, como uma sociedade mais capacitada para resolver seus problemas e enfrentar questões de cunho social.

Parece muito, mas isso é só o começo. Se você está buscando estímulo para começar a ler mais, neste artigo, vamos mostrar os principais benefícios que a leitura pode trazer para a sua vida. Acompanhe a leitura!

leitura
Fonte de imagem: Pixabay.

O hábito da leitura pelo mundo

A leitura é um hábito cultural, por isso, ela muda de um país para outro. Uma pesquisa realizada pela Market Research World mostrou que dentre os países que mais leem no mundo estão:

  • Índia;
  • Tailândia;
  • China;
  • Filipinas.

Os indianos dedicam cerca de 10 horas e 42 minutos por semana à leitura; seguidos pela Tailândia com 9 horas 24 minutos; China, com 8 horas e, por fim, as Filipinas, com 7 horas e 36 minutos de média de leitura semanal.

Na América Latina, o país que mais lê é a Venezuela, ocupando o 14° lugar. A Argentina está no 18° lugar, o México no 25° lugar e o Brasil encontra-se na 27° colocação.

Dessa forma, vemos que, ainda assim, o país brasileiro poderia melhorar os investimentos na leitura, assim como investe em academia para crianças e outras atividades físicas.

Isso porque a leitura traz diversos benefícios para a saúde, bem como outras práticas que adotamos no dia a dia. Entenda melhor no tópico a seguir.

leia mais
Fonte da imagem: Pixabay.

Benefícios da leitura para a saúde

Qualquer tipo de leitura, seja de um romance, um best seller, um livro de ficção, biografias ou até livros escolares trazem muitos benefícios para a saúde mental e física, apesar de nem todo mundo possuir esse hábito.

O jornal Social Science and Medicine realizou uma pesquisa com 3 mil voluntários e concluiu que aqueles que lêem cerca de 3 horas semanais vivem ao menos 2 anos a mais do que as pessoas que não leem com frequência.

Além de viver mais tempo, leitores assíduos têm mais qualidade de vida, com menos riscos de desenvolver doenças como o Alzheimer, pois o estímulo trazido pela leitura retarda os sintomas dessa doença.

Então, mesmo que você faça um check up básico anualmente, estará cuidando ainda mais da saúde se tiver o hábito de ler. Além disso, adultos que leem preservam suas habilidades mentais por muito mais tempo.

Elas são imprescindíveis para a velhice, uma vez que fazem com que o idoso seja capaz de realizar atividades sozinho, sem precisar de auxílio ou outros cuidados. Além disso, o hábito de ler traz outros benefícios para a saúde, como:

1. Diminui o estresse

Uma leitura diária de apenas 6 minutos diminui em 68% os níveis de estresse, de acordo com dados comprovados pelos pesquisadores da Universidade de Sussex, no Reino Unido.

Os voluntários da pesquisa, após esses minutos de leitura, apresentaram queda cardíaca e seus músculos estavam mais relaxados.

2. Aumenta a criatividade

Juntamente a um ambiente de estudo adequado, o hábito da leitura consegue aumentar a criatividade das pessoas. Pelo menos foi isso que os pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, descobriram.

Eles concluíram que pessoas que leem mais ficção científica aceitam melhor os pensamentos diferentes dos seus, além de compreenderem diferentes aspectos de um mesmo assunto.

Dessa forma, os leitores conseguem desenvolver a capacidade de encontrar diferentes alternativas para solucionar as questões do seu dia a dia, além de serem mais criativos no trabalho.

3. Aumenta a qualidade do sono

O hábito que muitas pessoas têm de ler antes de dormir não é à toa. Ao abrirmos um livro pouco antes de nos deitarmos, nos sentimos mais relaxados, desestressados e conseguimos entrar em um sono profundo.

4.    Melhora o foco e a concentração

Quando entramos em uma sala de palestra, precisamos nos concentrar nas informações transmitidas para absorvê-las, e pessoas que fazem leituras mais longas, têm o foco fortalecido.

Isso acontece porque ler uma quantidade maior de textos exige do leitor mais atenção e concentração. Portanto, reservar 20 minutos do dia para se dedicar à leitura fará de você uma pessoa mais concentrada e produtiva.

5.    Desperta sentimentos positivos

A New School, em Nova York, concluiu que pessoas que lêem obras de ficção são mais empáticas. Dessa forma, elas conseguem compreender melhor o estado mental do próximo, uma habilidade importante para o aspecto social.

Com isso, a convivência se torna muito mais positiva, aumentando um clima harmonioso em diferentes ambientes, como em casa e no trabalho.

Dessa forma, mais do que beneficiar a saúde física e mental, o hábito de ler é muito positivo para a sociedade, pois melhora a convivência entre as pessoas.

6. Melhora a aquisição de conhecimentos gerais

Além de trazer diversas vantagens para a nossa saúde, o hábito da leitura cultivado desde a escolinha berçário ou por jovens e adultos também promove a aquisição de conhecimentos gerais em larga escala. 

Afinal, as pessoas precisam da habilidade de conversar sobre diferentes assuntos e compreender diferentes pontos de vista.

Isso não significa ler assuntos sérios, aliás, quanto mais variamos o tipo de leitura, mais capazes nos tornamos de dialogar e trocar informações úteis para o nosso dia a dia.

Prova disso é que as pessoas que lêem bastante são mais interessantes, uma vez que elas conseguem manter uma conversa por mais tempo, independentemente do assunto.

7. Prepara para a vida

Além disso, leitores assíduos estão mais preparados para lidar com os percalços da vida. São pessoas mais empáticas, pois elas conhecem histórias, mesmo que fictícias, que refletem realidades diferentes.

Dessa forma, tornam-se indivíduos mais preparados para lidar com quem é diferente deles. 

Os livros, revistas e outros materiais, quando em conjunto – ou seja, fazendo parte da vida de uma pessoa ao mesmo tempo – são capazes de nos tirar de nosso próprio ambiente e nos inserir em outros contextos.

8. Expande o vocabulário

Além de poder mudar completamente a perspectiva e o pensamento de uma pessoa para melhor, a leitura expande o vocabulário do leitor, tornando-o capaz de expressar melhor seus sentimentos e pensamentos.

A linguagem é um organismo muito completo, que pode ser aprendida nos materiais escolares personalizados, mas também em outras fontes.

Dessa forma, nos tornamos pessoas que conseguem prender a atenção de quem conversa conosco, além de conquistar a admiração dos outros.

Exemplo disso são pessoas que conquistam boas vagas de emprego, promoções, relacionamentos e outros objetivos, por saberem se comunicar adequadamente.

9. Diminui as chances de declínios mentais

Além disso, a Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, concluiu que um vocabulário rico atrasa o declínio mental, um problema comum, principalmente entre as pessoas idosas.

10. Aprimora a escrita

Como consequência, o hábito de ler também melhora a escrita. Dessa forma, uma pessoa que precise escrever sobre estratégias para aula particular piano, por exemplo, conseguirá fazer isso da melhor forma, se for uma boa leitora.

Ela terá um vocabulário extenso, uma vez que já absorveu diferentes tipos de escrita, o que também a influencia no momento de escrever.

11.  Aumenta a capacidade analítica

Tudo o que um leitor assíduo escreve fica melhor, principalmente porque sua capacidade analítica é superior a de pessoas que não têm o hábito da leitura.

Aliás, o tipo de livro que mais ajuda a desenvolver essa habilidade são os que apresentam mistérios de difícil solução.

Mesmo que o leitor não consiga solucioná-lo, começa a praticar seu pensamento crítico de maneira prazerosa, analisando a situação.

12.  Aumenta a memória

Quem lê também tem uma memória muito melhor, por isso, absorve mais rápido tudo aquilo que se dedica a aprender.

Por exemplo, um leitor assíduo vai desenvolver muito melhor os conhecimentos que obteve em uma aula de violão dentro dos estúdios de música da escola.

Isso acontece porque, quando lemos um livro, precisamos nos lembrar de lugares, personagens e situações do enredo, para que possamos compreendê-lo do início ao fim.

Essa memorização constante melhora nossa capacidade de guardar informações e acumulá-las de maneira positiva em nosso cérebro.

Conclusão

Depois de conhecer todos esses benefícios que a leitura traz para nossas vidas, é importante saber estimular a nós mesmos para que possamos adquirir o hábito de ler com mais frequência.

Dessa forma, conquistamos muitos benefícios para nosso bem-estar, que certamente irão refletir de maneira positiva em nossa convivência com a sociedade e as pessoas que nos cercam.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *