medo de dirigir
Curiosidades / Motivação

5 dicas para você aperfeiçoar a sua direção

Dirigir é o sonho de muitas pessoas, mas a direção de veículos é uma atividade que demanda muita atenção e cuidado, tanto com suas ações quanto com a dos outros condutores.

As origens do medo de dirigir são variadas, e estão em um espectro que vai desde o medo da independência que dirigir causa, até traumas anteriores relacionados a acidentes. 

Em alguns casos, o medo acaba tomando o controle do condutor, que acaba se afastando de qualquer possibilidade de dirigir. 

Nestes casos, a ajuda profissional é necessária, uma vez que o medo se torna uma doença, que gera no condutor a sensação de impotência, como se ele não fosse capaz de dirigir ou fosse um estorvo para os outros ao seu redor. 

A verdade é que com o tratamento adequado, é possível que qualquer pessoa vença o trauma e inicie uma vida de condutor.

Passar no exame nacional de habilitação é um desafio e tanto para algumas pessoas. Apesar das inúmeras facilidades que as autoescolas têm criado para desenvolver o ensino de direção.

perdendo o medo de dirigir
Fonte da imagem: Pexels.

O cfc com simulador é um ótimo exemplo, além de outras novas técnicas que auxiliam aqueles que prestarão o exame, porém muitas pessoas ainda não estão preparadas para enfrentar o trânsito do dia a dia. 

Muitas passam no exame, mas quando precisam colocar suas habilidades em prática, é que surgem os empecilhos.

Muitos condutores habilitados desenvolvem um terror de estar no meio do tráfego, e acabam abandonando suas habilitações e veículos e seguem usando transportes públicos como alternativa para irem aos locais que desejam. 

Hoje em dia, existem algumas opções especiais que oferecem aulas particulares de direção para habilitados, muitas vezes com auxílio psicológico para lidar com traumas e inseguranças do cliente.

Muitas vezes, a falta de costume e prática assusta um pouco uma pessoa que, apesar de habilitada, ficou muito tempo sem encostar em um carro. 

Neste caso, o receio é que a falta de prática o torne menos capacitado, e não algum tipo de trauma relacionado ao trânsito como um todo. 

Para estas pessoas, a opção de uma auto escola para aprender dirigir é fundamental, uma vez que as aulas não precisarão se focar nos pré-requisitos do exame nacional de habilitação. 

Para aqueles que já se sentem confortáveis em pegar o carro, é ideal algumas aulas de reforço, para que sintam o conforto de ter um instrutor do lado enquanto adquirem a confiança de participar do trânsito local.

5 dicas para condutores receosos

Se você já se sente confortável para pegar o carro e dirigir, mas ainda tem receio de andar em avenidas mais movimentadas, horários de pico ou no trânsito em geral, é importante saber algumas dicas que podem auxiliar suas habilidades de condução.

Além disso, essas técnicas podem tornar o ato de dirigir mais seguro tanto para você quanto para aqueles que estão ao seu redor.

1 – Mentalização

O processo inicial da direção está na sua mente. Você precisa compreender inicialmente porque tem esse medo de dirigir e tentar entender que tipo de coisa passa na sua mente quando você está se preparando para pegar o volante. 

Ao tentar compreender a situação em que você se encontra, é possível racionalizar sobre seus medos e anseios, e desta forma é possível corrigir a situação. Compreender o que se passa na sua mente é fundamental.

2 – Comece devagar

Você não precisa pegar uma estrada interestadual nas suas primeiras tentativas. Uma volta no seu quarteirão, um passeio pelo bairro ou até mesmo uma saída para comprar pão pode ser o início do desafio que será dirigir pela cidade. 

Comece em horários de pouco fluxo de veículos, sempre mantendo a calma e sem pressa. Deixe espaço para ultrapassagens, caso algum motorista surja na sua traseira. 

Ademais, não se incomode com barulhos de buzina, apenas abra espaço para ele seguir o caminho dele e não deixe que a interação acabe com sua experiência. Todos nós fomos aprendizes um dia, e este é o seu momento de se conectar com o veículo.

3 – Conheça seu veículo

Você não precisa saber o que é uma bateria automotiva 65a. Existem especialistas em diversas áreas para todas as partes de seu veículo, por exemplo:

  • Motor;
  • Pneus;
  • Farol;
  • Espelhos;
  • Entre outros.

Ainda assim, saber o básico sobre o funcionamento dele, peças principais e quando e como fazer as manutenções pode criar uma relação de confiança entre você e o veículo, e isso pode ser um diferencial para deixar você à vontade para começar a dirigir.

4 – Obtenha ajuda de alguém de confiança

Uma pessoa que seja habilitada e esteja disposta a ajudar é sempre bom. Ao dirigir com alguém do lado te ajudando, ensinando e te passando conforto, você pode aos poucos perder o medo e se libertar das amarras que o impedem de dirigir. 

Qualquer pessoa de sua confiança vale, mas é importante que ela seja muito paciente. Por mais confiança que você tenha em alguém, se essa pessoa for impaciente com você enquanto estiver dirigindo pode piorar ainda mais a sua situação.

5 – Mantenha o carro sempre em dia 

Um carro que passa por todas as revisões, manutenções e vistorias passa mais segurança ao seu dono, que sabe que dificilmente ficará na mão. 

Claro que problemas técnicos e mecânicos são sempre passíveis de acontecer, mas quando o carro está regularizado, as chances são bem menores. 

Isso vai desde a manutenção do veículo, com serviços como alinhamento rodas traseiras, até a parte documental do veículo, dessa forma você não passa por situações constrangedoras ou incômodas, caso seja parado em uma batida policial de rotina.

Com o tempo, você conseguirá se adaptar ao trânsito e poderá explorar mais seu veículo e suas habilidades como condutor. 

A importância de compreender as placas de sinalização é fundamental, uma vez que elas lhe ajudarão a compreender o que é possível e o que não é ao longo de seu trajeto. 

Isso se torna ainda mais relevante ao seguir para rodovias. A sinalização vertical código da estrada auxilia os motoristas a compreender seus limites e necessidades ao longo de todo o caminho.

Conheça a importância da direção segura

Dirigir com segurança é algo que todos os condutores têm como meta. No trânsito, você não é só responsável pela sua vida, mas também pela vida de seus passageiros e de todas as pessoas em outros veículos. 

Por esse motivo, faz-se necessário que cada vez mais estejamos cientes da responsabilidade de dirigir de forma segura e gerando bem-estar no trânsito.

A primeira coisa que deve ser verificada ao entrar em um veículo é o cinto de segurança. O equipamento é essencial para proteção, então garantir que ele esteja funcionando pode ser a diferença que salvará vidas em um acidente. 

Como condutor, é importante que você exija que todos os passageiros também usem o cinto, para segurança deles próprios e a sua. 

Crianças dentro do carro exigem cuidados especiais. Até os sete anos de idade, é necessário o uso de equipamento específico, seja a cadeirinha para bebês ou o assento de elevação para crianças menores. 

O cuidado com os pequenos deve ser prioridade sempre. A partir dos sete anos, a criança ainda deve obrigatoriamente permanecer no banco traseiro do veículo, sempre com o cinto de segurança.

As estradas e ruas andam cada vez mais cheias de veículos, e muitas vezes você pode evitar entrar nesse tipo de situação através de soluções simples e rápidas. 

Quando você precisa entregar um objeto ou um documento, por exemplo, é muito mais fácil contar com um serviço de entrega rápida moto do que pegar seu carro para levar. Além do serviço ser em conta, os entregadores já estão acostumados e conhecem as melhores rotas.

Considerações finais

Atenção é a base da direção defensiva. É um movimento necessário do momento em que você liga o carro até o que você chega em seu destino. 

Além do cuidado com placas, sinalização e com pedestres e outros veículos, é necessário estar sempre atento aos limites de velocidade do local, respeitar a preferência quando passar por um cruzamento, e mais importante que tudo isso, nunca dirigir enquanto usa o celular. 

Você pode comprar, por exemplo, um porta celular acrílico, e deixá-lo em segurança durante todo o trajeto. Mas é fundamental que o deixe de lado enquanto está dirigindo. 

Até porque o celular é um dos maiores causadores de acidentes da atualidade, então deve ser evitado a todo custo.

Seguindo conceitos básicos de segurança, atenção e cuidado, é possível realizar viagens tranquilas e confortáveis, tendo o carro como um grande aliado no transporte do dia a dia. 

O apoio proporcionado pelo veículo acaba sendo libertador para quem consegue utilizá-lo de forma saudável.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Comments

28 de outubro de 2020 at 1:00

Estava procurando o filme boys dont cry e vim parar aqui não sei como pelo google, encantado por esse site!!!!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *