Pinterest
Tecnologia e novidades

Pinterest: conheça essa rede social e suas funcionalidades

Você conhece todas as redes sociais do momento? Então, certamente já ouviu falar do pinterest, uma plataforma de compartilhamento de conteúdos visuais que vem crescendo continuamente na internet. 

Que as redes sociais se tornaram indispensáveis na rotina das pessoas, disso ninguém duvida. Elas já são utilizadas para os mais variados tipos de atividades, seja para que um inscrito possa se relacionar com outros usuários, ou até mesmo para fazer uma compra. 

De fato, essas plataformas trazem cada vez mais elementos que visam otimizar tarefas, permitindo que uma empresa possa utilizar o seu cadastro para alcançar novos clientes e faturar mais no mundo virtual. 

Não à toa, é possível encontrar a página de vários estabelecimentos nas mídias sociais, independentemente do segmento em que elas atuam. Nesse sentido, o usuário pode facilmente seguir um salão de festa casamento que gerencia o seu perfil virtual.

Como não poderia deixar de ser, existem redes com diferentes estilos e funcionalidades, que podem ser utilizadas conforme a necessidade de cada negócio, ou mesmo com o intuito de fortalecer a marca na internet de modo geral. 

O LinkedIn, por exemplo, é uma plataforma voltada para o mundo corporativo, sendo em grande parte composta de empresários e de pessoas que buscam boas oportunidades no mercado de trabalho. 

Ao mesmo tempo, o YouTube é um site especializado em vídeos, e permite que qualquer usuário possa se cadastrar para enviar materiais e assistir conteúdos dos mais diversos assuntos, que são postados por pessoas do mundo todo. 

Há ainda o Facebook, o Instagram, o Twitter, o WhatsApp e mais uma série de outras plataformas, que podem ser utilizadas conforme a necessidade do público. 

É válido ressaltar uma das redes sociais que vem se consolidando na internet e conquistando o seu espaço entre as preferidas do público: o Pinterest. 

Pinterest
Pinterest. Fonte da imagem: Pixabay.

Sendo utilizado no mundo todo, o Pinterest é uma plataforma com 335 milhões de usuários. Uma parcela interessante deles é brasileira: já existem mais de 38 milhões de contas ativas no Brasil.

Então, se você ainda não conhece bem a rede, mas sabe que ela pode ser importante para o seu negócio, siga na leitura deste conteúdo para conhecer mais sobre a plataforma e as suas principais funcionalidades. 

O que é o Pinterest e para que ele serve?

Ao fazer uma pesquisa na internet, procurando por inspiração para fazer a restauração da fachada da sua casa ou para reformar um móvel, pode ser que você já tenha visto diversas imagens que foram postadas no Pinterest. 

Para entender melhor o que é a plataforma, é importante conhecer algumas das suas principais características, tais como:

  • Compartilhamento de conteúdos visuais;
  • Interface agradável e intuitiva;
  • Segue o estilo de um mural de imagens;
  • Permite o envio de mensagens para os contatos;
  • É possível acompanhar outros usuários.

O Pinterest é uma rede social voltada para o compartilhamento de conteúdos visuais. Isso quer dizer que os usuários podem postar fotos e também coletar imagens de outros usuários, criando uma espécie de álbum virtual. 

A plataforma foi desenvolvida com uma interface bastante agradável e intuitiva, de maneira que quem deseja utilizá-la não terá nenhuma dificuldade de acessar os conteúdos e de encontrar o que procura. 

Afinal, há diversas coleções de imagens oferecidas ali, além de um campo de busca para facilitar pesquisas e encontrar temas conforme o desejo do usuário. 

Assim, é possível dizer que o seu estilo é bastante semelhante a um mural de imagens, onde se pode verificar facilmente fotos de paisagismo para quintal com piscina, por exemplo, buscando dicas para a decoração desse tipo de espaço. 

O Pinterest também facilita a comunicação de diferentes usuários, oferecendo um chat dentro do próprio site para que exista uma interação entre os visitantes da plataforma, além de possibilitar comentários nas imagens postadas ali. 

Dessa maneira, quem quer acompanhar mais de perto as fotos inseridas ali por outras pessoas ou empresas, encontra a opção de segui-las, para ser informado sobre qualquer nova alteração na conta. 

Com todas essas funcionalidades, é possível dizer que o Pinterest é uma rede social utilizada por usuários que desejam conhecer novas ideias e precisam ou buscam inspiração nas mais diversas áreas. 

Quais conteúdos são compartilhados no Pinterest?

Os conteúdos visuais são muito importantes para qualquer pessoa. Eles podem facilitar a compreensão sobre um determinado assunto, fazer sugestões sobre diversos temas, ilustrar uma explicação difícil e até mesmo oferecer conforto.

Boas imagens são sempre bem-vindas para qualquer usuário e, por isso, o Pinterest vem crescendo com o passar do tempo, ajudando nas mais diversas necessidades de quem utiliza a rede. 

Assim, ela permite o compartilhamento de diferentes tipos de imagens, como fotos e desenhos, além de dicas e de outros conteúdos informativos, que são sempre acompanhados de um elemento visual que ajuda o visitante a identificá-los. 

Dessa forma, um usuário que deseja colecionar uma grande quantidade de imagens de camiseta personalizada para eventos, por exemplo, pode criar diferentes álbuns para manter o seu perfil devidamente organizado.

Além disso, ao postar um conteúdo, é possível ligá-lo a um link externo, que leva as pessoas que querem saber mais sobre ele até a página onde podem encontrar as devidas informações.

Como uma empresa pode utilizar o Pinterest

Assim como em qualquer outra rede social, o Pinterest pode ser utilizado com facilidade por empresas, que conseguem elaborar o seu perfil conforme os seus objetivos de atuação na internet. 

Há diversas formas de aproveitar a plataforma, sendo que elas podem beneficiar um negócio de maneira interessante. Confira-as a seguir. 

1. Apresentação de portfólio

O Pinterest pode ser uma forma eficaz de tornar o portfólio de uma empresa mais conhecido pelo seu público, justamente porque o seu foco é o compartilhamento de imagens. 

Assim, uma papelaria que quer mostrar os produtos vendidos no local, pode postar fotos de envelopes rústicos, de canetas diferenciadas, de adesivos, de carimbos e de quaisquer outros acessórios que são comercializados ali. 

Com isso, ela ganhará curtidas nas suas postagens ao divulgar o seu trabalho, podendo conquistar maior visibilidade e alcançar novos clientes. 

2. Mostrar novidades

As empresas que trabalham com o lançamento de novos produtos de forma constante também podem utilizar o Pinterest para contar as novidades para os clientes. 

Essa estratégia de marketing ajuda a aumentar o número de vendas, uma vez que já prepara os consumidores e anuncia ao público sobre esses lançamentos, criando a expectativa e o desejo de compra neles. 

3. Compartilhar conteúdos

O Pinterest ajuda uma empresa a compartilhar mais facilmente os seus conteúdos, que podem ser relevantes para os usuários, não com o intuito de vender, mas de fortalecer a sua marca e de educar o público. 

Assim, se ela quer conquistar a confiança dos seus potenciais clientes, poderá elaborar postagens onde mostra dicas de decoração de festas, por exemplo, apresentando diferentes usos de espelho mágico fotográfico, de balões, de enfeites DIY, etc.

4. Levar tráfego para o site

Justamente porque o Pinterest permite ligar imagens a um link fora da plataforma, essa pode ser uma maneira interessante de aumentar o tráfego orgânico do seu site, por meio de imagens atrativas e que podem ser exploradas também na página da empresa. 

Assim, ao ver um modelo de talão para sorteio entre as imagens da conta de uma empresa na plataforma, o usuário pode realizar a encomenda do produto diretamente no site do estabelecimento. 

Essas são apenas algumas alternativas de utilização do Pinterest por diferentes companhias, que podem impactar o seu público de maneira mais rápida e simplificada ao marcar presença na rede social. 

Por que é importante estar presente no Pinterest?

A internet se tornou um elemento indispensável na vida das pessoas. Com um acesso direto por meio do smartphone, por exemplo, é possível fazer pesquisas, ler notícias, consultar e pagar contas bancárias e até mesmo fazer compras de vários produtos. 

Com essa quantidade de facilidades, muitas vezes os clientes de uma empresa podem deixar de realizar pedidos com ela pela comodidade que uma loja virtual pode trazer.

Além disso, é cada vez mais comum que as pessoas busquem inspiração e procurem por produtos que eles desejam em uma pesquisa rápida no Google e nas redes sociais, sendo impactada por um alto número de companhias que já atuam virtualmente. 

Sendo assim, os estabelecimentos que não marcam presença no mundo digital, já estão perdendo várias oportunidades de negócio e transferindo os seus potenciais clientes para os concorrentes de modo inconsciente. 

Nesse sentido, é fundamental que uma marca esteja na internet e, mais especificamente, nas redes sociais. 

Como o Pinterest é uma das redes que mais cresce atualmente, oferecer iluminação para borda de piscina na plataforma pode ser um meio de aumentar os pedidos e de interagir com potenciais compradores. 

Além disso, ainda é possível conquistar o fortalecimento da marca e ser visto em diversos lugares do mundo por qualquer um dos 335 milhões de usuários do Pinterest. 

Por isso, se você ainda não abriu a sua conta na plataforma, aposte nessa ação o quanto antes e garanta que a sua empresa marque presença em mais esse espaço virtual.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *