Festa de aniversário infantil
Curiosidades

6 dicas para fazer uma festa de aniversário perfeita para o seu filho

Comemorar anos de vida é um momento muito especial, principalmente para uma criança. No entanto, organizar uma festa de aniversário perfeita pode não ser uma tarefa tão fácil quanto parece.

Muitas vezes, as lembranças geradas nesses momentos de confraternização ficam marcadas para a vida toda, então muitos pais acabam fazendo um esforço além do comum para tornar tudo especial.

Crianças que fazem aniversário em datas específicas podem ganhar aniversários temáticos, como aquelas que nascem próximo do carnaval e podem ganhar uma festa com direito a fantasia infantil de carnaval para ela e todos os seus amiguinhos.

Entretanto, para organizar um evento desse tipo é preciso muito planejamento, investimento e atenção. Mesmo assim, os pais não medem esforços para fazer da festa de aniversário um dia inesquecível.

Pensando nisso, é ideal identificar os passos fundamentais para uma boa organização nesta data tão especial. Acompanhe a leitura deste artigo para saber mais!

Como organizar uma festa de aniversário? 

Pode parecer simples à primeira vista, mas uma série de fatores devem ser levados em conta quando pensamos em estruturar uma festa de aniversário.

1. Tenha um planejamento financeiro

O primeiro e mais importante elemento a se planejar é o orçamento da festa. Seus recursos disponíveis devem ser levados em conta para você não acabar se endividando fazendo algo acima de seus limites.

Ter uma estruturação do quanto será gasto na festa também permite uma melhor pesquisa de serviços e fornecedores, buscando sempre alcançar o melhor preço possível para que tudo saia perfeito.

É preciso pensar em todos os dispêndios para manter a linha no orçamento. Pensar em aluguel som para festa é apenas um dos inúmeros gastos que devem ser calculados para não surgirem surpresas.

2. Escolha do tema da festa

Os bebês não costumam ter gostos definidos, logo, até os dois anos de idade, é possível que os pais escolham o tema da festa. Depois desse período, é comum que a criança já comece a ter seus gostos próprios e queira opinar nesta decisão.

O tema da festa definirá todo o tom de decoração, convites e outros pormenores, portanto é uma decisão importante que deve ser feita no começo do planejamento.

Festas de crianças costumam ter várias atividades para entretê-las. 

Embora os serviços de buffet costumam já ter uma programação pré-estabelecida, se você estiver fazendo o evento em casa, pode pensar em algumas atividades lúdicas, como mini oficinas de artesanato e pintura.

Uma barraquinha de festa infantil é um excelente método de organizar as atividades, fazendo com que as crianças se preparem para participar de tudo sem perder a graça da festa.

Algumas atividades podem se encaixar em seu orçamento, como profissionais de pintura facial, mágicos e palhaços. Em alguns casos, com um orçamento mais amplo, é possível contratar também alguns brinquedos de festa, como piscinas de bolinha e pula-pula.

Esse tipo de atividade é, certamente, um sucesso entre as crianças, além de mantê-las ocupadas brincando.

Para evitar acidentes, é fundamental que tenha um monitor a cada brinquedo contratado. Além disso, é bom ter alguns outros monitores para olhar as crianças durante a festa, em uma média de um monitor para cada seis crianças, aproximadamente.

Os monitores são profissionais treinados para lidar com crianças e, por conta disso, sabem controlar a situação, sendo um auxílio primordial em qualquer tipo de festa.

Um dos diferenciais que podem ter boa repercussão em festas infantis são as barraquinhas de petiscos, como uma barraca de buffet de crepe. Esse tipo de interação não tem um custo alto e é garantia de sucesso tanto entre as crianças quanto entre os adultos.

3. Elabore uma lista de convidados

A lista de convidados também é um importante item nesse estágio inicial. É com ela que você poderá calcular a maior parte das atividades da festa, desde a quantidade de comes e bebes até brincadeiras, bem como o tamanho do espaço necessário para a realização.

É essencial lembrar que os familiares e amigos mais próximos dificilmente irão sozinhos, então calcule pelo menos um a dois acompanhantes por convidado, assim, você estará preparado em caso de excessos.

Entre 15 e 30 dias antes da festa, comece a enviar os convites, entrando em contato pelas redes sociais ou pelo telefone para confirmar o recebimento e o comparecimento.

Dessa forma, você consegue garantir que todas as crianças receberão o convite e que seus pais estão notificados.

4. Pense nos alimentos a serem servidos

Hoje em dia, há muitas opções de alimentos para festa saudáveis e gostosos. Mesmo assim, é bom deixar um pouco da parte alimentícia para salgados tradicionais e outras delícias, que são as favoritas da criançada.

Contratar os serviços de um buffet comida infantil pode ser uma excelente opção para não precisar ficar se preocupando com quantidades e com o tempo de servir cada prato.

O horário da festa deve ser levado em conta na hora de escolher um cardápio, uma vez que os alimentos adequados mudam dependendo do horário.

Se você optar por um serviço de buffet, não precisará se preocupar com quantidade de comida e bebida.

Alguns serviços apresentam inovações que podem ser a sensação da festa, como hambúrguer artesanal doce. Esse tipo de conteúdo acaba sendo um grande diferencial que será falado pelos amiguinhos de seu filho por um bom tempo.

Mas se estiver pensando em fazer por conta, o cálculo básico deve ser realizado considerando cada convidado, sempre lembrando que as quantidades de comida e bebida para adultos e crianças são diferentes.

5. Não se esqueça das lembrancinhas

Um dos grandes favoritos da criançada, as sacolinhas de lembrancinhas, não podem faltar. Esses pequenos agrados podem ser feitos de forma criativa e prática, com pequenos mimos para cada criança que compareceu. 

Entre alguns exemplos de presentinhos, podemos citar:

  • Apitos e língua de sogra;
  • Balas e chocolates;
  • Quebra-cabeças;
  • Brinquedos;
  • Artesanatos.

A maioria desses itens tem um custo bem baixo e acabam fazendo a diferença para a festinha. Alguns elementos diferenciais, como um balão com luz de led, podem atrair a atenção de todos os que compareceram à festa.

A maioria desses itens tem um custo bem baixo e acabam fazendo a diferença para a festinha. Alguns elementos diferenciais, como um balão com luz de led, podem atrair a atenção de todos os que compareceram à festa.

6. Lembre-se: seja organizado

A organização é fundamental durante todo o processo de planejamento da festa.

É ideal fazer todo a organização com antecedência, para conseguir checar datas em locais (caso pretenda alugar um espaço ou ir em um buffet), bem como para contratar os serviços de comida e bebida.

Sem contar todos os outros diversos pormenores que podem acabar pesando se não forem pensados com tempo sobrando.

Até os 4 anos de idade, o ideal é que os pais ou responsáveis estejam acompanhando todos os convidados dessa faixa etária. Crianças mais velhas não têm essa necessidade, apesar de ser interessante que haja o acompanhamento de um adulto na elaboração.

Ideias inovadoras para festas

A cada ano, a vontade de inovar cresce entre os pais e as crianças. Pensando nisso, às vezes um tipo diferenciado de festa pode ser a opção correta para a família.

Se em sua cidade ou nas proximidades houver um parque aquático, você pode fazer a festa de seu filho lá. Levando uma pequena decoração, você pode aproveitar o dia inteiro nas piscinas e brinquedos disponíveis, criando uma memória que seu filho não irá esquecer.

Para crianças um pouco mais velhas, a adrenalina de realizar a festa em uma arena de paintball pode ser única, por exemplo. 

A criança e seus amigos irão amar a experiência, se divertir muito e os espaços normalmente possuem um ambiente de confraternização onde a comida e bebida podem ficar para serem consumidas depois.

Uma sugestão para aproveitar o espaço de sua própria casa é fazer uma festa do pijama. As crianças adoram a possibilidade de passar mais tempo se divertindo com os amigos, e a ideia de passar uma noite inteira com atividades divertidas pode chamar a atenção.

Contação de histórias, jogos de videogame, brincadeiras e outras atividades lúdicas podem tornar a noite inesquecível, sem que precise de muito gasto para a festa acontecer.

Alguns salões de beleza oferecem opções de aniversário para crianças. Meninas vaidosas podem passar uma tarde se embelezando, além de participarem de atividades programadas para comemorar o aniversário.

É bom verificar com o estabelecimento se eles possuem decoração ou se é necessário que você leve a sua própria.

Há ainda a opção de realizar uma festa em um parque de diversões, que também pode ser o sonho de muitas crianças.

É importante verificar com antecedência se existem atividades e brinquedos permitidos para a faixa etária do aniversariante e de seus amigos, mas se for este o caso, considere que é um dia inteiro de atividades divertidas.

Você pode verificar se há algum benefício específico ou área separada para a comemoração de aniversários, para poder montar a estrutura na hora de cantar parabéns. Ali, você pode levar seu tradicional bolo caseiro para um momento especial.

Independente da opção escolhida, o grande objetivo de produzir uma festa de aniversário para seu filho é tornar esse momento inesquecível para ele, criando uma série de memórias que vão acompanhá-lo para sempre.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *