rotina saudável
Saúde e Bem-Estar

6 dicas para manter uma rotina saudável

Ter uma rotina saudável é fundamental para qualquer pessoa. Muito se fala a respeito desse tema atualmente, uma vez que o ser humano está em busca de maneiras que possam melhorar a sua qualidade de vida.

Não apenas para manter o corpo em forma e ter uma boa aparência, quando nos cuidamos, prevenimos o surgimento de diversas doenças e melhoramos a nossa disposição.

Sem contar que ficamos mais dispostos para as tarefas do dia a dia, como trabalhar, ir à escola ou faculdade, realizar as tarefas variadas, entre outros, além de estarmos menos suscetíveis à contaminação por vírus e bactérias.

A rotina saudável aumenta nossa imunidade e protege nosso corpo de patologias que podem nos impedir de fazer o que gostamos e até de realizar sonhos.

Quando falamos de rotina, estamos nos referindo a ações que devem ser colocadas em prática de maneira contínua, e não apenas “de vez em quando”. Isso inclui a prática de exercícios físicos, idas periódicas ao médico, uma boa noite de sono e muitas outras ações.

Ter cuidado com a nossa saúde é cuidar da máquina que nos mantém sendo parte deste mundo, certo? Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é uma rotina saudável, sua importância, dar algumas dicas e falar sobre seus benefícios. Acompanhe!

O que é uma rotina saudável?

A rotina saudável nada mais é do que o cultivo de hábitos bons para a saúde, que melhoram a qualidade de vida e protegem o organismo contra doenças.

Ela também melhora nosso humor e disposição, e inclui check up básico e outras práticas, como:

  • Alimentação equilibrada;
  • Exercícios físicos;
  • Boa noite de sono;
  • Beber água.

Se você der uma olhada na internet, vai encontrar milhares de sites especializados nesse assunto, uma vez que ele está em pauta e sendo cada vez mais procurado pelas pessoas. Mas por que isso acontece?

A razão é um tanto óbvia: ter uma rotina saudável é importante para nossa saúde e bem-estar. Hábitos nocivos existem aos momentos e cometemos muitos deles, sem mesmo nos dar conta.

Fumar e beber em excesso, levar uma vida sedentária, comer alimentos gordurosos, são exemplos desses comportamentos perigosos que podem prejudicar o corpo humano.

Doenças do coração, obesidade e diabetes são apenas alguns dos problemas de saúde que podem nos afetar. Mas todos eles podem ser evitados com práticas saudáveis, então por que não começar agora mesmo?

No próximo tópico, reunimos algumas dicas que, assim como os produtos naturais para emagrecer rápido, vão te ajudar a perder peso e conquistar uma rotina mais saudável. Confira!

Dicas para uma vida mais saudável

Toda rotina precisa de boas práticas para se instalar em nossas vidas. Assim como você desenvolveu aqueles que não são bons para a sua saúde, pode começar a mudar essa realidade agora mesmo. Algumas dicas para isso são:

1. Beber bastante água

Todo mundo sabe que é essencial beber água, mas nem todo mundo segue essa recomendação à risca. Ela é importante porque as reações químicas necessárias para o organismo dependem da água.

Pessoas desidratadas, por exemplo, têm mais dificuldades para eliminar secreções, seu desempenho cognitivo e humor são afetados e o intestino não funciona adequadamente.

Somente a água mantém o corpo humano devidamente hidratado, melhorando a pele e liberando diversas toxinas. A quantidade varia, mas o ideal é consumir, em média, dois litros de água por dia.

2. Dormir bem

Ter uma boa noite de sono é tão essencial quanto um plano alimentar individualizado para a nossa saúde. Uma noite bem dormida garante um dia produtivo, com mais disposição e concentração.

É durante a noite que produzimos hormônios importantes, como o do crescimento. Também é enquanto dormimos que fixamos o que aprendemos, mas algumas pessoas têm muita dificuldade em ter uma noite de sono aceitável.

Por esse motivo, quando uma pessoa não dorme bem, seu nível de estresse durante o dia aumenta muito.

Se você é uma delas, saiba que isso, na maioria das vezes, pode ser resolvido com algumas práticas. Por exemplo, um banho quente e relaxante, um ambiente bem escuro e não ficar mexendo no celular antes de se deitar são essenciais.

Evite bebidas alcoólicas e café antes de dormir, prefira um chá de camomila acompanhado de um bom livro de cabeceira. Tudo isso ajuda a criar um clima apropriado para a hora de dormir.

3. Acordar cedo

Acordar nas primeiras horas da manhã ajuda a estabelecer uma rotina produtiva. Se você não é uma pessoa matutina, pode mudar esse hábito de maneira gradual.

Comece cortando o cafezinho da noite, acordando 2 ou 3 horas mais cedo e evitando mexer no celular ou assistir TV até tarde.

Estabeleça acordar cedo como uma rotina que deve ser seguida todos os dias da semana. Com o passar do tempo, o organismo se acostuma e seu relógio biológico entende que este é seu novo horário.

Apesar de acordar cedo ser recomendável e lhe permitir apreciar um belo café da manhã com petit four de goiabada, nem todas as pessoas são matutinas ou podem viver essa rotina.

O ideal mesmo é você avaliar em quais horários funciona melhor para determinar uma rotina mais agradável e saudável.

4. Praticar atividades físicas

A prática de exercícios físicos é benéfica por diversas razões, por exemplo:

  • Melhorar o condicionamento físico;
  • Controlar a pressão arterial;
  • Diminuir riscos de infarto;
  • Aprimorar a postura;
  • Evitar o ganho de peso;
  • Aliviar o estresse.

Existe uma variedade enorme de exercícios que você pode escolher para fazer parte do seu dia a dia, como uma caminhada pelo bairro, dança, corrida, aula de pilates funcional, ioga, musculação, natação etc.

O tempo recomendado muda de uma idade a outra. Por exemplo, para crianças de 3 a 5 anos de idade, 180 minutos por dia; adolescentes 60 minutos por dia; adultos 150 minutos por dia, assim como os idosos.

5. Adotar uma alimentação saudável

Quando nos alimentamos bem, evitamos que nosso organismo se exponha a riscos como os problemas cardíacos. Para proteger o coração, é recomendável consumir alimentos como grãos integrais, frutas, castanhas, leite, iogurte e sementes.

Algumas comidas, por outro lado, podem ser consumidas, mas com moderação, como carboidratos como arroz branco e biscoitos, lácteos, bem como alimentos gordurosos e doces.

Sem contar que, alimentos ultraprocessados como salgadinhos, refrigerantes, biscoitos recheados e achocolatados aumentam ainda mais os riscos de doenças cardíacas.

Adotar uma alimentação saudável como rotina beneficia o organismo como um todo, e essas vantagens são notadas ao longo do tempo.

6. Cuidar de você

Existem muitas formas de cuidarmos de nós mesmos, como ir periodicamente ao médico para consultas de rotina, fazendo alguns exames básicos para averiguar se está tudo bem.

Por outro lado, existem tipos de cuidados que podem ser essenciais. Para os homens, por exemplo, ao chegar do trabalho, tome um banho, faça uma hidratação no cabelo e use creme olheiras masculino.

Esses cuidados também são importantes, uma vez que reforçam nosso compromisso com nós mesmos, aumentam nossa autoestima e nos preparam para um novo dia.

Benefícios da rotina saudável

Ter uma rotina saudável é essencial para o bom funcionamento do corpo e da mente. Com isso, estamos mais preparados para o dia a dia de trabalho e com a família.

Se não nos cuidamos bem, fica difícil cumprir com nossos compromissos e até mesmo realizar atividades que gostamos, como alguns momentos de lazer e viagens.

Uma rotina saudável beneficia nosso corpo de muitas maneiras. Estudos mostram que ter o hábito de beber uma taça por dia de vinho frutado branco, por exemplo, pode melhorar nossa circulação e os batimentos cardíacos.

O desempenho em atividades físicas também é algo que agrega muito, além de que alguns exercícios deixam de ser difíceis ou até impossíveis.

Outro benefício é a melhora do humor, pois quando nosso corpo está saudável e bem cuidado, nos sentimos bem-humorados e bem mais dispostos para o dia a dia.

Da mesma forma, a relação com as pessoas melhora, uma vez que estamos mais prestativos, com a autoestima assegurada e com vontade de realizar nossas atividades.

Ou seja, a relação com a família é enriquecida, assim como com os amigos, vizinhos e colegas de trabalho.

As idas ao médico também se tornam mais tranquilas, principalmente se você já tem alguma doença pré-existente, como a diabetes.

Ou seja, a rotina saudável ajuda a controlar essas doenças e a fazer com que você se sinta cada vez melhor.

Conclusão

A vida moderna nos expôs a muitos momentos de estresses, com uma rotina de trabalho pesada e um dia a dia sobrecarregado.

Precisamos estar atentos à nossa saúde, afinal, com ela em escassez não conseguimos cumprir uma agenda cheia de compromissos.

Cuidar do corpo e da mente por meio de várias práticas e as dicas que demos neste conteúdo, são fundamentais para nossa longevidade.

Mais do que viver por muito tempo precisamos viver bem, sempre prezando pela saúde e bem-estar, adotando uma rotina saudável e que só trará benefícios a médio e a longo prazo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *