dicas para passar no vestibular
Curiosidades

8 dicas de estudo para você passar no vestibular

Quem não conhece ou conheceu um jovem que estava se preparando para o vestibular? É inegável que o momento se torna cheio de tensão, muitas vezes porque o estudante tem altas expectativas para conquistar a sua vaga na universidade.

Depois de passar longos anos no ensino fundamental e no médio, chega o período em que é necessário se voltar ainda mais para os estudos, porém, de uma maneira um pouco mais específica. 

É nessa etapa que o jovem precisa ter definido em quais áreas ele gostaria de atuar, conhecendo as principais e selecionando aquela com a qual ele mais se identifica. 

Então, é necessário se planejar e organizar um ambiente de estudo para concurso, ou seja, silencioso, com os materiais necessários, e adaptado para que o estudante não perca o foco das suas atividades. 

Tudo isso é fundamental, principalmente quando se leva em consideração que o jovem está buscando por uma vaga nas principais instituições públicas de ensino superior, ou até mesmo em faculdades particulares que oferecem bolsas para ingressantes. 

Ao ter maior empenho na fase de estudos, as chances de conseguir um bom posicionamento e de conquistar a tão sonhada vaga na universidade é cada vez mais real, e serve de estímulo para muitos estudantes. 

Porém, vale ressaltar que, quanto maior for a organização do estudante e quanto mais ele se preparar adequadamente para dar continuidade ao aprendizado conquistado no ensino médio, mais capacitado ele estará para o vestibular. 

Dessa maneira, conhecer algumas dicas que podem ajudar no estudo nesse período pode ser a melhor forma de ter a tranquilidade de se preparar com tempo hábil e estar devidamente pronto para encarar as provas. 

Se você é estudante e já está dando início aos estudos para o vestibular, este conteúdo pode ser de grande ajuda no momento. 

Por isso, siga na leitura deste artigo e conheça algumas dicas que vão ajudá-lo a passar por essa etapa com maior preparação e garantir que você esteja pronto para passar na prova e entrar na universidade. 

1. Organize o seu local de estudos

Encarar o vestibular como uma etapa importante da vida é fundamental. Por isso, assim como o estudante frequentava uma sala de aula na escola particular período integral, é necessário organizar um espaço voltado para os estudos na sua casa. 

Isso porque o colégio oferece uma estrutura adequada de ensino, com locais equipados e acesso a materiais complementares. 

Ao selecionar um espaço na sua residência, que pode ser uma área dentro do quarto ou na sala de jantar, por exemplo, é preciso que você conte com tudo aquilo o que ele precisa para estudar, sendo alguns desses elementos:

  • Silêncio e tranquilidade;
  • Mesa e cadeira;
  • Livros e materiais didáticos;
  • Caderno e canetas para tomar nota;
  • Entre outros. 

Para começar, é indispensável escolher um local onde seja possível ter tranquilidade e silêncio, fundamentais para a concentração. 

Além disso, estudar sempre em uma mesa e com uma cadeira confortável pode ajudar nessa fase de estudos, uma vez que é comum passar várias horas do dia dedicado à atividade. 

Selecionar os livros e materiais didáticos que servirão de suporte no processo também é importante, de maneira que você não precise se levantar o tempo todo para buscar novos títulos. 

Por fim, os materiais escolares personalizados devem estar presentes, sendo necessário apenas contar com itens mais básicos, como caderno e canetas, ajudando nas anotações sobre os estudos. 

2. Conheça o edital e o conteúdo programático do vestibular

É comum que alguns jovens que vão passar pela etapa do vestibular decidam se inscrever em diferentes instituições de ensino, de maneira que tenham maiores chances de conseguir a tão esperada vaga no ensino superior. 

Se esse é o seu caso, não deixe de conhecer o edital e o conteúdo programático das provas de cada universidade, que darão um norte para os seus estudos. 

Em geral, esse material oferece o manual do candidato, com orientações sobre a aplicação do vestibular, o que será exigido em cada matéria, as obras literárias que devem ser estudadas e o calendário de atividades com datas e horários. 

Tudo isso pode ser inserido na sua agenda personalizada com logo, de maneira que você consiga se programar de acordo com o período disponível até a data da prova. 

3. Faça um cronograma de estudos

Saber os conteúdos que serão abordados no vestibular é interessante, mas para que os seus estudos sejam mais organizados e efetivos, é indispensável criar um cronograma, dividindo o seu tempo por períodos e prioridades. 

Isso porque, assim como em uma creche educandário, um cronograma ajuda a dividir o tempo conforme as tarefas que serão executadas no dia, o que o deixará mais produtivo e garantirá que tudo o que foi proposto seja colocado em prática. 

Além disso, é fundamental que o estudante separe o tempo de estudo de cada matéria, conforme a cobrança que será feita na prova e de acordo com as suas dificuldades com o assunto.

Em geral, as matérias de matemática e de português são as que tomam mais tempo do jovem, pois estão em maior quantidade dentro de uma prova.

Por isso, organizar um cronograma é a maneira ideal de garantir que o tempo será utilizado da maneira correta, preparando o estudante de modo ideal para o vestibular. 

4. Dedique-se o máximo possível

O vestibular é uma fase tensa, o que mostra o quanto ele é importante para a formação do jovem. 

Dessa maneira, dedicar-se o máximo possível é o melhor modo de saber que você fez tudo o que deveria para ser aprovado.

Sendo assim, é importante que o estudante saiba que o processo de preparação para o vestibular exige que ele abra mão de algumas atividades comuns da sua rotina, justamente para que a sua atenção se volte de forma especial para os estudos. 

Mas, ao mesmo tempo, é fundamental que o estudante faça pausas durante o processo de estudo diário, uma vez que o descanso também influencia na absorção dos conhecimentos.

Então, não deixe de dar o seu máximo nessa fase, sem se esquecer de tornar o processo de estudos mais eficaz e útil, tendo a certeza de que a sua dedicação foi integral para alcançar seus objetivos. 

5. Estude também com alguns amigos

Se você tem amigos que estão passando pela mesma etapa, essa pode ser uma oportunidade de facilitar os estudos e se manter focado nesse período.

Isso é importante porque, em conteúdos onde você tem maior dificuldade, a ajuda de um colega pode auxiliar no entendimento do material, além de tornar o momento de estudos mais agradável e menos solitário. 

Dessa forma, marque com os amigos um dia e horário, e não deixe de organizar uma pasta com bolsa interna para levar todos os materiais necessários para isso, de modo que vocês possam ter tudo ao alcance e consigam potencializar o processo de aprendizado. 

6. Conheça as provas aplicadas em anos anteriores

Ao fazer uma pesquisa rápida na internet, é possível que você encontre todas as edições de vestibular dos anos anteriores da instituição na qual você se inscreveu, o que ajuda ainda mais nos seus estudos. 

Por isso, uma dica preciosa é buscar pelos exames aplicados em anos anteriores, que vão auxiliar você a entender melhor a dinâmica da prova e o estilo das questões que são aplicadas por aquela universidade. 

Você ainda pode recorrer a uma confecção de adesivos personalizados e utilizar algumas etiquetas para marcar as questões mais difíceis, para estudá-las com maior empenho, o que ajudará no momento da avaliação. 

A preparação para o vestibular, dessa forma, se torna ainda mais fácil e eficaz, pois o estudante ganha noção sobre o que esperar no momento da sua avaliação.

7. Invista na redação

Uma das partes mais importantes de qualquer vestibular é a redação, que costuma exigir bastante preparação e conhecimento do aluno, tanto no que diz respeito à formatação do texto, quanto de conhecimento sobre assuntos gerais. 

Nesse sentido, é de suma importância que o jovem se prepare bem para passar por essa exigência, treinando bastante a confecção de redações no período de preparação para o vestibular. 

Você pode registrar as suas melhores redações em um moleskine capa mole, que servirão como exemplo para você consultar sempre que necessário. 

Assim, além de ganhar maior fluência no desenvolvimento desse tipo de texto, você certamente ganhará maior domínio técnico para fazer a sua redação de maneira clara e objetiva no momento da prova. 

8. Utilize a internet para complementar os estudos

Ninguém pode negar que os livros são fontes confiáveis de conhecimento, mas a internet conquistou o seu espaço no processo de aprendizado nos últimos tempos, e ter acesso aos conteúdos disponíveis no mundo virtual é de grande importância. 

Além de tornar o processo de estudo mais dinâmico, ela pode oferecer conhecimentos complementares que te ajudarão a absorver melhor um determinado assunto de estudo.

Considerações finais

Se preparar com antecedência para o vestibular é a melhor forma de garantir que você estará preparado para encarar essa prova com maior facilidade e com os conhecimentos necessários. 

Por isso, não deixe de seguir as dicas abordadas neste artigo e tenha a certeza de estar passando por um processo eficaz, que ajudará você a se sair bem no vestibular e a conquistar a sua tão sonhada vaga no ensino superior. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *