5 dicas para melhorar a qualidade de vida dos pets – Satirinhas
Satirinhas

5 dicas para melhorar a qualidade de vida dos pets

Um animal de estimação traz muitos benefícios, ao mesmo tempo em que vem acompanhado de muita responsabilidade. Por isso, melhorar a qualidade de vida dos pets é fundamental, uma vez que eles são dependentes de seus cuidados.

Esse tipo de atenção começa no básico, ao contratar os serviços de banho e tosa higiênica em um pet shop de qualidade, para que o animal possa ter toda a atenção que necessita.

A convivência com um animal significa ter uma amizade para a vida toda, e os benefícios dessa relação podem ser sentidos em todas as idades e por todas as pessoas.

Entretanto, os bichinhos costumam ter uma vida mais breve, então todos os elementos necessários para melhorar a qualidade de vida deles e aumentar esse período são essenciais. 

Tratam-se de necessidades básicas, que podem melhorar e muito a qualidade de vida deles.

A alegria de se ter um pet por perto é visível em todas as pessoas que convivem com ele. Essa é uma das formas mais importantes de convivência, uma vez que gera uma série de benefícios para todos os envolvidos.

Mesmo que você não tenha muitos recursos financeiros, hoje em dia existe o conceito de clínica veterinária popular com preços acessíveis para você levar seu pet regularmente.

gato
Fonte da imagem: Pexels.

Os animais são tão importantes que, atualmente, até mesmo as terapias para eles têm ganhado força em clínicas. Muitos pets têm sido tratados em quadros como a depressão.

A convivência com pets permite uma maior socialização dos donos, que encontram outras pessoas com gostos similares para os animais de estimação, e podem trocar informações e dicas para os cuidados básicos.

Além disso, um animal de estimação é fundamental para diminuir a sensação de solidão, principalmente se você morar sozinho ou longe de seus familiares e amigos. 

Muitas pessoas acabam se sentindo mais solitárias ao se mudar por conta de um emprego ou serviço. Nestes casos, o pet acaba se tornando uma necessidade para o bem-estar do indivíduo.

Inclusive, alguns estudos indicam que o convívio com animais de estimação estimula a produção corporal de serotonina e dopamina, hormônios diretamente responsáveis pelos sentimentos de prazer e de alegria.

A interação com seu pet também é muito boa para aliviar os níveis de estresse em seu organismo. Ao brincar com seu bichinho de estimação, você acaba recebendo uma sensação de conforto que deixa você mais relaxado.

Entretanto, os cuidados com seu pet devem ser constantes. Por isso, se ele precisar de exames laboratoriais para cachorro, por exemplo, procure um serviço de qualidade para resolver o quanto antes.

cachorro
Fonte da imagem: Pexels.

Se seu pet exigir caminhadas ou passeios, como é o costume com cães, você pode aproveitar esse momento para deixar de lado o sedentarismo e começar a se exercitar. Incluir o passeio com o cãozinho em sua rotina de atividades pode ser o primeiro passo.

Inclusive, alguns ambientes hoje em dia permitem que o pet faça parte de um passeio, como é o caso de um restaurante pet friendly.

Como costumam ser cuidados por todos os membros da família, os pets também acabam deixando os laços entre todos os familiares mais próximos, unidos pelo carinho de cada um e pelo animal.

Como promover mais bem-estar para o pet

Os animais de estimação tem algumas necessidades básicas que devem ser atendidas. Notadamente, eles são muito dependentes dos seres humanos para sua alimentação, higiene e diversos outros elementos.

Pensando nisso, acompanhe algumas dicas para melhorar a qualidade de vida de seu pet, permitindo que ele tenha mais saúde.

1. Ofereça uma alimentação saudável

Cada espécie de animal de estimação possui uma série de necessidades em termos de nutrição, e é importante que você consiga supri-las para garantir energia e um bom desenvolvimento para o pet.

Você deve tomar cuidado com alguns alimentos comuns para nós, pois pets costumam ter metabolismos diferentes. Então, antes de oferecer um pedaço de seu bolo caseiro de laranja, certifique-se de que seu bichinho pode comê-lo ou não.

Muitas empresas de ração criam alimentos balanceados e adequados para pets dos mais variados tipos, identificando-os por:

  • Idade;
  • Tamanho;
  • Restrições alimentares;
  • Alergias e deficiências alimentares.

Desse modo, você pode encontrar a ração que mais se adequa às necessidades de seu pet, para garantir que ele receba todos os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento.

2. Monte um espaço para o pet

Cada animal de estimação precisa de alguns cuidados especiais com relação ao ambiente.

Isso significa que é preciso montar um espaço de sua casa protegido do frio, chuva e outras alterações climáticas onde o bichinho possa descansar, dormir e que ele se identifique como um espaço seguro.

Uma tela de proteção para gatos é fundamental se você morar em um apartamento, para limitar e dar segurança para o animal.

Além disso, é importante que haja um lugar específico para que ele possa fazer suas necessidades. Esse espaço deve ser constantemente limpo e higienizado para evitar qualquer tipo de problema tanto para ele, quanto para você.

Animais maiores podem precisar de uma área para se movimentarem e se exercitarem, portanto, é essencial identificar o espaço que você pode despender de sua casa antes de escolher um tipo específico de pet.

3. Dê liberdade ao bichinho

Os animais de estimação precisam de sua liberdade para serem o que são e agirem de forma natural. Por isso, é fundamental que você permita e incentive esse tipo de comportamento.

Quanto mais um pet tiver a liberdade para explorar e utilizar seus instintos naturais, mais feliz e satisfeito ele ficará. Portanto, tente mantê-lo em um local de fácil movimentação, onde ele possa se acostumar com cada espaço.

Além disso, o contato com outros pets pode ser bastante benéfico para expressar comportamentos da espécie, em particular se o contato for com outros animais do mesmo tipo.

Quando estiver passeando com seu cão, por exemplo, permita-o explorar o ambiente ao seu redor com o olfato, aguçando esse sentido e abrindo a possibilidade de interação do animal com sua natureza.

Outra opção boa para desenvolver esses sentidos é um brinquedo estimulação sensorial.

4. Convivência com outros animais

Algumas espécies têm mais facilidade de conviver com outros animais do que outros. É importante identificar qual destes é o mais adequado para seu pet, uma vez que em muitos casos a convivência com outros da mesma espécie é essencial.

Outros preferem viver mais solitários, e se adaptam bem ao conceito de não encontrarem convívio com seus semelhantes.

Caso você não possa levar seu pet em uma praça ou algum outro lugar de convivência com pets, é importante pensar na possibilidade de ter mais de um em sua casa. Identificar cada uma das características de seu pet é fundamental antes de tomar essa decisão.

Isso porque um cão pode se adaptar muito mais facilmente ao convívio limitado na rua do que com outro cão entrando em sua residência. 

No caso de ambos serem machos ou fêmeas, ainda há a questão de que talvez sejam mais agressivos entre si, para afirmar superioridade.

Entretanto, outros animais podem ser extremamente receptivos a outros pets, incluindo de raças diferentes, então é fundamental se atentar ao comportamento de seu pet quando ele interage com outros ou quando você recebe a visita de outro pet em sua casa.

5. Garanta a proteção do seu animal de estimação

Animais precisam de cuidado, amor e carinho tanto quanto eles oferecem. Por isso, é fundamental que você tome todos os cuidados para manter a saúde de seu pet e garantir que ele esteja protegido de doenças e outros elementos danosos.

Para isso, encontre um médico veterinário de sua confiança, no qual você levará seu pet em casos de doenças e para exames periódicos. Além do mais, é sua responsabilidade deixar seu animal em dia com vacinas e remédios fundamentais para sua qualidade de vida.

Se você passa muito tempo fora de sua casa e deixa o pet sozinho, é interessante instalar um monitoramento de câmeras nos cômodos, para monitorá-lo e garantir que ele está bem.

Como tutor de seu bichinho, é seu dever assegurar-se de que ele está em plenas capacidades, evitando que se machuque de alguma forma e não sofra nenhum tipo de dor.

Os animais costumam dar sinais claros de quando algo está errado, por isso, é crucial ter atenção em seus comportamentos, que muitas vezes demonstram o que estão sentindo ou passando.

Considerações finais

A relação entre um pet e seu dono pode ser muito benéfica para ambas as partes.

Por todos os benefícios, todo o carinho e amor incondicional que os animais de estimação oferecem para seus donos, é fundamental que você cuide de cada elemento para tornar o bem-estar dele como sendo o melhor possível.

Nossos amigos animais costumam ter uma vida muito mais curta que a nossa, então é importante que você torne todo dia o mais especial, cuidando de cada detalhe para que ele aproveite – e você também.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento
Criado por WP RGPD Pro
Rolar para cima