malas para viagem
Curiosidades

5 itens essenciais para a sua viagem

Arrumar as malas para viajar nem sempre é uma tarefa fácil, e pode ser o espelho de inúmeros sentimentos aflorados em momentos antes da viagem. No entanto, a boa organização dos itens para viagem podem fazer essa experiência ser inesquecível. 

Confira abaixo algumas dicas essenciais para você que deseja alcançar a melhor organização possível para a sua mala, entenda ainda qual a importância dessa arrumação prévia e os motivos pelos quais muitas pessoas deixam para última hora.

A importância de uma mala arrumada

Talvez um dos momentos mais aguardados em uma viagem que se aproxima seja arrumar a mala, justamente por nos mostrar que em breve estaremos indo conhecer algum lugar novo ou retornando a um ambiente já visitado, vivendo experiências cheias de felicidade.

No entanto, para alguns, o ritual de arrumar tudo que você vai levar em uma viagem ainda é visto como algo rápido e sem muita importância. 

Além disso, quase sempre que uma mala é arrumada, existe pressa e zero tempo a perder, o que complica uma arrumação perfeita.

Mas a arrumação perfeita existe? É possível chegar a uma satisfação com os itens que estamos separando em nossa casa e levando para algum lugar, e tudo ocorre com mais alinhamento quando realmente pensamos na importância da mala arrumada.

Além de proporcionar um tempo maior de organização e eventuais reorganizações, além de um checklist completo e tempo para pensar depois da organização, uma mala bem arrumada pode agregar uma maior qualidade de vivência na sua viagem.

Isso ocorre pois, dependendo daquilo que você deixar para trás na arrumação, é possível que estresses, perdas de tempo e gasto de dinheiro desnecessário façam parte da sua programação, algo que todo mundo gostaria de passar longe.

Por exemplo, ao levar um creme para rosto para viagens em lugares quentes, você evita possíveis preocupações com insolação ou queimaduras, além de não ter que correr imediatamente para alguma loja e comprar algo que poderia carregar com você.

Por isso, antes de mais nada, reflita com você mesmo sobre tudo o que precisa levar na mala para passar um período em outro lugar de forma tranquila e com o mínimo de prejuízos. Lembre-se que uma mala bem arrumada pode te ajudar a aproveitar mais.

Para resolver possíveis problemas com a organização do que você vai levar na sua viagem, entenda, a seguir, porque muitas pessoas passam por essa dificuldade e se existe algum tipo de solução para esse problema.

Onde mora a dificuldade?

Conforme dito anteriormente, muitas pessoas acabam deixando para arrumar a mala de viagem em cima da hora, ou até mesmo, quando arrumam, não fazem uma divisão ou organização daquilo que realmente precisam, apenas colocando os objetos em uma bolsa.

Mas, por que muitas pessoas passam por isso?

É compreensível que uma viagem, dependendo de como foi o processo de aquisição da mesma, o tempo de espera e a importância de sua realização, possa gerar uma certa ansiedade nos viajantes, que sofrem alguns sintomas no período pré-embarque.

Essa ansiedade, que muitas vezes se estende à consequências físicas, pode ser uma das razões na qual pessoas arrumem uma mala cedo demais ou que resolvam por finalizar ou executar a arrumação na véspera da viagem, sem nenhum tipo de planejamento.

Uma outra possibilidade que gera essa falta de organização com os itens em uma mala é a falta de disciplina com o planejamento prévio da viagem, que engloba questões climáticas, culturais e até mesmo fisiológicas.

Por exemplo, existem lugares no mundo onde, culturalmente, mulheres não podem andar de shorts ou roupas curtas. 

Embora isso não seja uma forma de imposição, seguir a tradição do lugar é uma forma de respeito, e o vestuário deve ser pensado com antecedência.

Em uma outra situação, o planejamento a tempo da viagem e da arrumação da mala pode livrar você de gastar com roupas e equipamentos especiais para o frio, no caso de mudanças climáticas afetarem drasticamente um lugar, que é quase sempre quente.

Além disso, organizações podem evitar o esquecimento de itens importantes, mas que quase sempre passam despercebidos em nossas arrumações, como por exemplo um vinho para presente que um familiar irá enviar a outro através de você.

O que não pode faltar na mala?

Mesmo que cada destino de uma viagem trace uma determinada ação em relação à arrumação de uma mala perfeita, é possível compreender que alguns itens são indispensáveis durante a sua locomoção para um outro lugar.

Conheça melhor algumas dessas escolhas e ponha agora no seu checklist de viagem!

1. Leve seus documentos 

Antes de qualquer coisa, o primeiro passo para uma arrumação de mala com itens essenciais é a organização dos documentos que serão levados e a localização deles na sua bolsa ou mala antiga de viagem.

Essa é uma prioridade, justamente porque sem documentos é capaz que você nem ao menos consiga embarcar. 

Além disso, a organização e disposição deles em sua mala devem ser primordiais para que não haja possíveis desaparecimentos de documentos tão importantes.

2. Remédios e produtos de higiene

Produtos de cuidados, em sua maioria, são as prioridades número um dos viajantes por serem itens quase sempre utilizados no dia a dia, que acabam sendo transformados em favoritos de qualquer pessoa, sendo essenciais nos deslocamentos.

No entanto, dependendo do tempo da viagem, ou seja, a quantidade de dias que você irá passar em um lugar, a melhor escolha é colocar produtos em potes menores, para que não ocorra o vazamento, ou até mesmo ocupação desnecessária na mala.

Agora, um item quase sempre esquecido por quem viaja, mas sempre requisitado em meio às próprias viagens são remédios diversos, que podem causar grandes dores de cabeça caso não sejam incorporadas à organização das malas.

Procure abastecer sua bolsa com os principais remédios para:

  • Dores de cabeça ou musculares;
  • Dores de barriga;
  • Febre;
  • Má digestão;
  • Entre outros.

Certamente, esse kit poderá salvar você em momentos de sufoco, o que faz com que sejam itens primordiais de uma mala bem organizada. Lembre-se sempre de despachar na mala vidros com remédios líquidos, que geralmente não podem ser levados na mala de mão.

3. Roupas apropriadas para o seu destino

Procure sempre entender quais as principais temperaturas do seu destino e, com isso, organize as roupas que te ajudarão a alcançar mais conforto e proteção. 

Se possível, pesquise na internet ou no folder de viagem as previsões do tempo para aquela região.

Se for viajar para lugares quentes, procure sempre levar roupas claras, que são mais frescas, shorts, bermudas, bonés e até mesmo roupas de banho, caso seja possível aproveitar uma praia ou piscina durante o turismo.

Já em lugares mais frios, o ideal é investir em casacos, cachecóis, segunda peça e até mesmo calças mais resistentes ao frio, como moletons. Lembre-se de priorizar a organização na mala, visto que este tipo de roupa pesa mais e ocupa um espaço maior.

4. Utilize organizadores

Os organizadores podem ser considerados os melhores amigos dos viajantes, justamente porque auxiliam a organização antes, durante e depois da viagem. Um item desses funciona tal qual um organizador de fila, ajudando a disposição das suas roupas na mala.

Um bom exemplo de organizadores são aqueles que ajudam na disposição de sapatos um em cima do outro, ligados em uma só caixa. Também existem as caixas para objetos menores, e os organizadores de espaço, que medem o lugar de cada item dentro da mala.

Caso não tenha nenhum dos objetos acima a fácil acesso antes da sua viagem, você também pode utilizar sacolas ecobag personalizadas para separar o que deseja.

5. Segurança para as malas

Por fim, não esqueça que o exterior da sua mala também é de extrema importância em um deslocamento. Um dos principais itens na mala de um viajante são sinalizações que identifiquem rapidamente o objeto à distância em aeroportos, facilitando o desembarque.

Sabe aquela etiqueta ou pulseira de identificação para festa? É uma boa forma de usar na sua mala, para sinalizar rapidamente em uma viagem, ajudando, inclusive, em situações de extravio e possíveis confusões entre outro passageiro.

Conclusão: os benefícios da mala arrumada

Com as dicas acima, você poderá organizar uma mala essencial para a viagem, trazendo como benefício a economia na compra de itens, a facilidade de estar em ambientes diferentes e a redução de estresse por esquecimentos de itens, como documentos.

Com certeza, isso poupará seu tempo e vai facilitar nas burocracias e atenções que devem ser tomadas no dia da viagem, como o aluguel de fretado de van ou autorizações em aeroportos internacionais, que demandam mais atenção.

Com tudo isso feito, a sua viagem de qualidade está garantida!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *