6 dicas para planejar uma viagem de carro – Satirinhas
Satirinhas

6 dicas para planejar uma viagem de carro

Uma viagem de carro, sozinho ou com a família, pode ser uma boa oportunidade de conhecer novos lugares de maneira prática e financeiramente acessível.

Quem olha de fora pode até mesmo achar trabalhoso, mas com o planejamento correto, é possível fazer uma ótima road trip.

Mesmo que para muitas pessoas seja mais viável viajar de avião ou de ônibus, justamente por não ter a responsabilidade da condução, a viagem de carro mostra-se como uma oportunidade para se aventurar e conhecer novos lugares e culturas.

Além disso, a viagem de carro pode trazer maior autonomia para decidir se é interessante ou não passar por outras localidades que estavam fora da sua rota. 

Por exemplo, se você tem um destino final em mente, é possível passar por muitas outras cidades até chegar onde você deseja, conhecendo mais lugares do que você iria conhecer se estivesse em outro tipo de transporte, como em um avião.

Pensando nisso, elaboramos esse artigo com dicas para você realizar com tranquilidade uma viagem de carro. Acompanhe a leitura!

Preparativos para a viagem

Diversos pontos devem ser levados em conta. A vantagem de uma viagem feita por empresas especializadas é que você, como cliente, terá um auxílio e uma estrutura para que não se preocupe com questões básicas, como a troca de óleo carro.

Ao considerar a viagem de carro, você estará no controle de toda a organização para fazer com que essa viagem aconteça, ou pelo menos estará participando de todo o planejamento com amigos e parentes, esquematizando para que tudo saia como o desejado.

É preciso lembrar de questões essenciais, que envolvem desde a estrutura do veículo que será usado, como a garantia de possuir um serviço de reboque para carros de passeio, até possíveis interferências relacionadas à saúde das pessoas da viagem, por exemplo.

Essas e outras questões têm a necessidade de serem pontuadas antes de colocar o pé na estrada, afinal, na maioria das rodovias, em especial as brasileiras, não existem muitos pontos de ajuda ao longo do caminho no caso de emergências e necessidades.

Para que você tenha em mãos o que for necessário, faça um checklist completo de tudo o que precisa ser providenciado e pensado antes da viagem, para que ela seja uma experiência incrível.

viagens
Fonte da imagem: Pexels.

É compreensível que existam mais questões a serem pensadas, algo que depende inteiramente da maneira de cada pessoa e destinos escolhidos. 

Mas essas indicações, além de úteis, são básicas para qualquer viagem de carro:

1 – Triagem do veículo 

Em uma viagem de carro, o veículo será não apenas um meio de transporte, mas também servirá como uma espécie de casa ao longo do caminho, onde além de guardar vidas, servirá para armazenamento de outros itens.

Como dito anteriormente, nem todas as estradas brasileiras disponibilizam postos de gasolina ou pontos de ajuda. É possível que, caso seu carro sofra algum problema em uma localidade afastada, a ajuda demore muito a chegar.

Por isso, antes mesmo de planejar sua viagem, comece pensando em um check-up do seu veículo em uma oficina, providenciando a verificação dos seguintes itens de segurança:

Verifique o estado da bateria, coloque água e gasolina antes de dar a partida, veja como estão outras questões relacionadas ao funcionamento do carro e, principalmente, tenha todas as regularizações necessárias para que você possa conduzi-lo.

Outro ponto a ser verificado é uma possível necessidade de guincho, em casos de problemas durante o percurso, como estouro de pneus, batidas e outras situações.

Se você tiver um serviço de seguro, é importante verificar a área coberta pelo plano. Se você estiver a 30 km da sua cidade, por exemplo, é possível que você não possa ser atendido. Tudo depende do seu plano, que é algo a ser visto com antecedência.

Caso opte por alugar um carro, é interessante que, além de providenciar todos os itens discutidos acima, procure por uma higienização interna automotiva, para garantir que o veículo esteja limpo e em boas condições para a viagem.

2 – Utilize mapas e aplicativos

Antigamente, em viagens de carro, eram comuns os usos de mapas, grandes papéis dobráveis que indicavam os caminhos em estradas e vias de tráfego na localidade desejada, algo que, apesar de prático, causava alguns problemas de localização.

Hoje é possível encontrarmos diversas possibilidades de aplicativos, além de aparelhos GPS, que conduzem o motorista ao destino final, geralmente utilizando os melhores caminhos, sempre avisando quando há uma sinalização de trânsito horizontal na pista.

É importante usar, se possível, as duas modalidades de localização. Isso porque, em alguns locais em meio de estradas, sinais de internet e conexão diversa acabam falhando, o que deixa o mapa sempre como uma boa alternativa.

Antes de ir para o seu destino, entenda quais os melhores caminhos, saiba os trajetos que você não deve fazer e previna-se, por exemplo, para passar por pedágios ou até mesmo barcas, no caso de locais com acesso por meios fluviais.

3 – Providencie itens de higiene e alimentação

Antes de cair na estrada, é interessante dar uma volta em um supermercado do seu bairro e fazer compras básicas relacionadas à produtos de higiene e limpeza, além de alimentação, como um bolo de milho fofinho, águas e doces.

Independente do caminho que você fará, é possível que você sinta fome, além de que, geralmente, as lojas de conveniência no percurso podem ser mais caras e não costumam trazer muitas opções de comida.

Dependendo de quanto tempo você passar viajando, é interessante estocar mais alimentos, sempre relacionando a quantidade com o número de pessoas que estarão no veículo.

Porém, durante o caminho é possível encontrar postos e restaurantes que oferecem diversos tipos de comida e lanches, desde mini hambúrguer artesanal até pratos feitos.

Opte também por frutas, pães, legumes e outras possibilidades mais leves, além de água e sucos. Se você for o motorista, lembre-se de se alimentar bem e beber bastante líquido antes da viagem, afinal, isso pode te ajudar a se sentir bem durante o percurso.

Sobre os produtos de higiene, é sempre interessante comprar papel higiênico, sacos plásticos para recolher o lixo, por exemplo, álcool líquido ou gel para limpeza e descontaminação de lugares, sabonetes, entre outros itens.

4 – Tenha um kit de primeiros socorros

Em uma viagem, tudo pode acontecer, e se tratando de uma viagem de carro, existem inúmeras possibilidades que podem levar a uma emergência em locais isolados e distantes de atendimento rápido.

Por isso, é essencial incorporar à organização da viagem uma caixa ou bolsa com medicamentos e itens relacionados a cuidados, como gazes e band aid.

Pelo fato da viagem acontecer em um carro, passando por vias que provavelmente contenham subidas, descidas e buracos, o mal estar de alguém em um veículo pode ser ainda mais elevado. Por essas e outras, prevenir é melhor do que remediar!

5 – Estabeleça locais de parada

Digamos que você decidiu fazer uma viagem em direção a uma cidade, e que o total do tempo dirigindo passa de 24 horas. Independente da quantidade de motoristas, é interessante que sejam pensados em locais para pausa, como hotéis e pousadas.

Essa questão é importante dentro de um planejamento de viagem, porque além de ser um gasto a ser pensado no orçamento, é algo que reflete na escolha do lugar de estadia momentânea e também na aquisição de itens a mais, como saco de dormir para bebê e para você.

Pense ainda que, ao parar em um local, você também precisa pensar no estacionamento do veículo. Pergunte com antecedência para o estabelecimento que será utilizado se é possível estacionar gratuitamente, ou então pagar um preço de tabela.

6 – Separe documentos importantes

Em uma viagem de carro você provavelmente vai fazer travessias em fronteiras municipais, o que leva à solicitação das autoridades por documentos, tanto os seus quanto os do veículo.

Para evitar dores de cabeça ou até mesmo o cancelamento da viagem, tenha sempre esses documentos em mãos, de preferência em ótimo estado de conservação e dentro da validade disponível pelos órgãos.

Pensando nisso, você vai precisar levar a carteira de habilitação, além do documento do carro.

Além do mais, leve consigo pelo menos dois documentos de identificação, como RG e CPF, e peça o mesmo de todos os presentes dentro do carro, em especial crianças e adolescentes, ainda mais se alguma delas estiver viajando desacompanhada dos pais.

Tudo pronto para cair na estrada

Com todas as dicas aqui abordadas, chegou o momento de você providenciar todas as precauções necessárias para cair na estrada e fazer uma viagem de carro perfeita.

Lembre-se sempre de que, para todas essas soluções, é preciso desembolsar determinada quantia, além de ser necessário ter dinheiro em mãos para emergências em localidades distantes.

Ademais, não esqueça de respeitar as normas de trânsito de cada local por onde você está passando, tendo sempre a consciência de que se você não conhece a estrada, é importante seguir em velocidades razoáveis, além de nunca fazer ultrapassagens.

Então, está pronto(a) para a sua road trip?

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima