Conheça os benefícios de saber tocar um instrumento musical

Conheça os benefícios de saber tocar um instrumento musical

Poucas pessoas sabem, mas existem diversas vantagens de tocar instrumentos musicais, que podem ajudar muito no seu dia a dia. O estudo da música não só é um hobby interessante, como também desenvolve uma série de capacidades motoras e intelectuais.

Desde a infância, você pode matricular seu filho em uma aula de violão para crianças para ensiná-lo disciplina e prepará-lo para um conteúdo mais avançado, conforme ele vai crescendo.

Além de tudo, a criança ainda consegue desenvolver uma aptidão para a criatividade e a composição, o que pode não só ser muito útil no seu dia a dia, como também uma fonte de renda.

Muitas pessoas hoje em dia vivem de criar e ensinar música, portanto, esse tipo de aprendizado é fundamental para desempenhar com qualidade diversos elementos. 

Para compreender um pouco melhor das vantagens que o ensino musical pode proporcionar, falaremos agora de alguns destes aspectos. Acompanhe a leitura!

tocar instrumento
Fonte da imagem: Pexels.

1 – Capacidade de memorização, leitura e interpretação

A música é um grande estimulante do cérebro. Tanto o ato de ouvir músicas quanto o de tocar um instrumento podem aumentar sua memória, criando uma capacidade muito maior para memorização de qualquer outro tópico.

Pessoas que aprendem música desde cedo tendem a conseguir desenvolver melhor esse tipo de habilidades, sendo uma das principais funções do aprendizado musical.

Utilizar uma guitarra ibanez 7 cordas exige um conhecimento técnico e rapidez de raciocínio, então, é importante bastante estudo para memorizar as notas, acordes e a utilização do equipamento antes de uma apresentação.

Ainda é possível identificar efeitos a longo prazo deste tipo de ação, afinal, com o exercício diário da memória, uma pessoa fica menos propensa a ter problemas no futuro.

Além disso, quanto mais jovem uma pessoa for quando iniciar em seus estudos musicais, melhor suas habilidades se desenvolverão.

Ao ser exposto a estruturas rítmicas, tons e habilidades motoras que compõem o estudo da música, um indivíduo acaba conseguindo um resultado muito mais expressivo na capacidade de leitura e de interpretação.

Por esse motivo, é comum em uma escola particular infantil você encontrar aulas de música.

Isso porque o estudo da música envolve muita prática, mas também a leitura de diversos conteúdos teóricos e de livros com conceitos e estruturas da música, permitindo uma melhor compreensão daquilo que se lê.

2 – Melhora a coordenação motora

Outro elemento beneficiado com o aprendizado de música é a capacidade de coordenação motora de uma pessoa. Isso porque os instrumentos musicais exigem movimentos muitas vezes complexos, além de atividades singulares com cada uma das mãos.

No caso de instrumentos de percussão, você pode ter que usar os pés, utilizando todo o corpo em movimentos complexos para tocar uma música. Esse tipo de ação acaba fazendo o corpo se adaptar a essa complexidade.

Alguns locais oferecem curso de musicalização infantil justamente para conseguir melhores resultados de coordenação motora nas crianças.

Quanto mais houver proficiência em um instrumento musical, mais movimentos complexos ela terá de fazer, conseguindo assim uma melhoria expressiva em sua coordenação.

3 – Facilidade em estudos de matemática

A música é, em sua concepção, matemática. Por isso, quanto mais você usufruir do treino no campo da música, mais preparado estará para identificar os pormenores de problemas matemáticos.

As capacidades de um músico para compreender os números é muito maior que a de alguém que não se dedica a um instrumento musical.

Muitas pessoas têm mais facilidade de estudar um instrumento musical por ser algo muito prazeroso, por isso, é interessante identificar se o hobby não acaba tornando mais fácil para um jovem o aprendizado de ciências exatas quando ele está em fase de desenvolvimento.

4 – Aprende a perseverar

O ensino musical é uma atividade para a vida inteira. É necessário que haja prática, consistência e muito treinamento para permanecer capacitado.

Por isso, aprender a tocar um instrumento é um teste diário de perseverança, de que você tem a força para seguir mesmo em meio ao cansaço e a frustração. 

É preciso falhar diversas vezes antes de começar a acertar, mas este é o caminho para conquistar o sucesso dentro da música.

Inclusive, você pode deixar as partituras de músicas que gosta em uma pasta personalizada com orelha, para mantê-las organizadas e na qual sempre que precisar, poderá procurar uma música para tocar hoje.

Esse tipo de aprendizado extrapola os ensinamentos do hobby e são levados para a vida, tornando o estudante de música em uma pessoa obstinada que não desiste de seus objetivos, não importa o que venha a acontecer com ele.

5 – Gera mais responsabilidade e disciplina

Desde pequeno, o aprendiz de música aprende os conceitos básicos de responsabilidade. A prática constante e o treinamento o colocam nessa posição, mas não apenas isso. A arte da música exige diversas responsabilidades.

O primeiro é o cuidado com o equipamento. Instrumentos musicais costumam ser caros, e é preciso ter cuidado constante para evitar desgastes desnecessários e o mau funcionamento de alguma parte.

Marcar um horário em um estúdio para ensaio, por exemplo, é um compromisso que deve ser levado com compromisso, uma vez que outras pessoas contam com você neste momento.

Além disso, a limpeza e conservação são pontos cruciais para que o instrumento musical continue funcional. Por isso, é essencial aprender todos os cuidados necessários com um instrumento musical antes de comprá-lo.

Os treinamentos também exigem sua cota de responsabilidade. Isso porque eles são uma parte fundamental do ensino de música. Sem treinamento, você não conseguirá desenvolver o básico para conseguir utilizar corretamente o instrumento.

Além disso, muitas pessoas têm problemas em manter a disciplina, principalmente se não tiverem meios de colocá-la em prática.

A disciplina é grande parte do treinamento em um instrumento musical, seja através da utilização correta dos elementos do instrumento ou na repetição de um movimento até a maestria do mesmo.

Pensando nisso, muitos músicos acabam ficando mais disciplinados do que outros, uma vez que tornam parte de sua rotina aplicar exercícios diários, mantendo o mesmo ritmo e cadência de estudos.

6 – Melhor trabalho em conjunto

O estudo da música normalmente incentiva que os músicos trabalhem juntos, seja em uma banda, utilizando um microfone sem fio profissional ou em uma orquestra. Para que a música soe perfeitamente bem, todos os artistas devem estar alinhados.

Isso só é possível com a cooperação e o trabalho em equipe, que faz com que um grupo inteiro se una para apresentar um ideal no formato de uma canção. Isso é fundamental para ensinar às pessoas o poder de um trabalho conjunto.

Pessoas que aprendem instrumentos musicais são muito mais propícios a compreender a necessidade de se trabalhar em equipe, sendo muito valorizadas em funções profissionais e pessoais.

7 – Maior contato com a cultura e história

A música é um legado cultural mundial, e até hoje são ensinados grandes clássicos de outrora. Além disso, diversos movimentos de liberdade usaram a música como parte fundamental de sua militância.

Isso inclui estilos como:

  • MPB;
  • Jazz;
  • Bossa nova;
  • Samba;
  • Entre outros.

Por isso, quando você opta por aprender sobre música, coloque-se à disposição para receber uma imensa carga cultural, que pode enriquecer muito seu conteúdo pessoal.

Compreender esses movimentos e o quanto a música foi importante para eles é um passo fundamental para entender um pouco mais do mundo e de como lutar contra a opressão de forma brilhante e criativa, mesmo em momentos de muita dificuldade.

8 – Promove a sensação de conquista

Normalmente, os desafios musicais podem ser bastante complexos. Por isso, toda vez que você consegue completar um exercício e masterizar um certo tipo de habilidade, você se sente muito bem consigo mesmo.

A música é mais do que uma terapia, ela é um desafio que pode ser utilizado de forma a incentivar o aluno a buscar a melhoria dentro de si. Muitas vezes, o desafio a ser superado toma outras formas em sua vida.

Você pode alugar uma cabine de estudo individual e permanecer ali até conseguir tirar o trecho que você gostaria, sentindo o prazer de concluir esse trabalho.

9 – Ajuda a encontrar a autoexpressão

Utilizar a música como uma forma de se expressar é uma das atitudes mais libertadoras que existe. Uma pessoa que tenha o treinamento adequado pode usar do instrumento musical para canalizar pensamentos e sentimentos, criando novas melodias e letras.

Muitos músicos profissionais iniciaram suas jornadas dessa forma, utilizando a música como um apoio para conseguir uma expressão melhor que não conseguiam passar através do diálogo.

Entretanto, para poder usufruir dessa forma de expressão é preciso um bom treinamento.

10 – Combate a timidez

Muitos estudantes de música precisam fazer apresentações em público para se graduarem ou para avançarem etapas em seus estudos. Muitas pessoas hoje em dia sofrem de timidez e congelam frente a um público.

Entretanto, o estudo da música acaba gerando uma familiaridade com palcos, que permite uma melhor postura com relação a elementos que possam causar timidez.

Por fim, independente de sua idade, o ato de se dedicar ao estudo de um instrumento pode mudar sua vida para melhor. Além de um hobby, é uma das atividades mais recompensadoras que você pode fazer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima