7 situações embaraçosas que todo caminhoneiro já passou e como sair delas

A vida de um caminhoneiro nem sempre é fácil e tranquila. Existem algumas situações que podem gerar desconfortos, ou mesmo problemas mais sérios. Veja neste artigo 7 situações embaraçosas que todo caminhoneiro já passou e como sair delas.

Todo mundo sabe que a vida de um caminhoneiro não é um mar de rosas. No entanto, existem algumas situações comuns na vida desse profissional que podem ser bem embaraçosas e até mesmo trazer problemas maiores.

Neste artigo mostraremos 7 situações embaraçosas que todo caminhoneiro já passou e como sair delas para que você que está iniciando na profissão (ou conheça algum caminhoneiro) possa saber como evitar essas situações, ou mesmo resolvê-las, caso elas sejam inevitáveis.

Veja 7 situações embaraçosas para caminhoneiro e como sair delas

Precisar de um banheiro no meio do nada

banheiro público
Fonte da imagem: Pixabay

A mais comum, entre todas as situações embaraçosas que podem acontecer, é você precisar de um banheiro e estar no meio do nada, sem sinal de um restaurante, ou posto de combustível próximo.

Para evitar esse problema, o mais indicado é que você faça refeições substanciais, mas não pesadas, preferindo sempre alimentos de boa procedência. Além disso, sempre que possível, você pode planejar rotas que não sejam tão desertas, sem a presença de nenhum posto, ou estabelecimento no caminho.

Dores nas costas

dor nas costas
Fonte da imagem: Pixabay

Outra situação desconfortável que pode trazer embaraços são as dores nas costas, também muito comum entre os caminhoneiros. Geralmente elas acontecem por dirigir muitas horas seguidas, em uma mesma posição, em alguns casos, até errada.

Para evitar esse tipo de problema, e acabar com a coluna travada, o mais indicado é sempre manter o banco do motorista em uma posição correta, fazendo com que os cotovelos fiquem em um ângulo de 90° em relação ao corpo, e as costas eretas.

Pneu furado

caminhão com pneu furado
Fonte da imagem: Pixabay

Um pneu furado pode trazer muito mais do que embaraços em relação ao atraso no transporte da carga. Pode ser extremamente perigoso, caso o caminhoneiro insista em continuar circulando com ele. Para evitar acidentes, aborrecimentos ou mesmo atrasos e problemas com estepes, o mais indicado é contar com um seguro de caminhão. Isso lhe garantirá socorro não apenas nos casos de furos de pneus, mas em inúmeras outras situações, como problemas mecânicos, acidentes, roubo do veículo e mais.

Refeições caras no caminho

refeições caras
Fonte da imagem: Pixabay

Muitas paradas e restaurantes na beira da estrada oferecem refeições com preços muito altos, o que pode tornar a alimentação do caminhoneiro, muitas vezes inviável, especialmente para aqueles que não possuem meios de fazer sua própria comida no caminhão.

Se este é o seu caso e você não quer cair nessa armadilha, uma boa maneira é fazer uma pesquisa de preços pelos restaurantes no seu trajeto, escolher aqueles com as melhores condições e preparar pequenos lanches para comer no caminho.

Estradas ruins

estrada ruim
Fonte da imagem: Pixabay

Todos sabem que o Brasil possui inúmeras estradas em péssimas condições, com buracos, atoleiros e asfalto cedendo em algumas cidades. E, além de perigosas, essas estradas podem trazer muitas dores de cabeça, quebrando peças, ou mesmo fazendo o caminhão atolar.

Para evitar esse tipo de situação, o melhor é procurar por rotas em melhores condições. Mas se não for possível evitar uma estrada em más condições, o mais indicado é que a travessia por ela seja feita durante o dia e com muita cautela.

Roubo e furto de carga

caminhão carga
Fonte da imagem: Pixabay

Dificilmente você encontrará um caminhoneiro que nunca passou por uma situação de roubo, ou furto, seja de seus bens pessoais, do veículo, ou da carga, que é o mais comum.

Para evitar problemas como esses, o primeiro passo é criar uma rota segura, longe de estradas com altos índices de criminalidade. O segundo passo é contar com um seguro de carga, além do seguro de caminhão, claro.

Lembre-se que eles são duas proteções diferentes, o seguro de caminhão protegerá o veículo e você em caso de acidentes, problemas mecânicos, elétricos e outros. Já o seguro de carga oferece proteção para o que está sendo transportado, tanto em casos de roubo e furto, como em casos de acidente que cause avarias na carga.

Trecho mais lento

Fonte da imagem: Pixabay

Em algumas regiões do país existem estradas de apenas uma faixa para cada sentido, o que pode tornar o trânsito bem lento e acabar gerando irritação no caminhoneiro, especialmente se este trecho for próximo a usinas, ou áreas urbanas.

Para evitar essa irritação que poderá acabar com o seu dia, o melhor é contar com uma boa trilha sonora, e refrigeração no caminhão. Acredite, pode parecer bobagem, mas vai ajudar bastante.

Essas são as 7 situações embaraçosas que todo caminhoneiro já passou e como sair delas. Estando atento a todas elas e contando com um bom seguro de caminhão e carga, você certamente terá viagens mais tranquilas.

Por: Jeniffer Elaina, do site SeguroAuto.org.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima